A história do novo vinho Symington dava uma série da Netflix

A agência de branding e comunicação Wonder\Why foi a responsável pela criação da marca Bom Malandro, o novo vinho de mesa do Douro que acaba de ser lançado pela Symington Family Estates.

Com este projecto, a Symington quis inovar, mudando a forma como a marca é apresentada no mercado. Tipicamente, o foco recai no nome, na garrafa, no design do rótulo, e no contra-rótulo, onde se coloca informação sobre castas, terroir, notas sobre o vinho (aparência, aroma, sabor) e, às vezes, pairing.

No caso do Bom Malandro, o processo foi construído de forma inovadora: como se fosse uma série da Netflix ou Disney+. O objetivo era atingir uma nova geração de exploradores e apreciadores de vinhos. A metodologia foi, por isso, diferente.

A Wonder Why explica como: a estratégia determinou a criação de um nome cénico (Bom Malandro); do nome partiu-se para o protagonista (o esquilo, malandro-mor); do protagonista para as personagens secundárias (pandilha de animais do Douro); destas para o storytelling (roubam uvas para fazerem vinho e se banquetearem); o storytelling determinou o brand voice (vintage, fábula); definido o tom da escrita, criou-se uma backstory para cada personagem (são seis).

A partir desta estrutura narrativa, criaram-se as peças do universo da marca: rótulo e contra-rótulo, packaging, gift case, site, e outras peças ainda em desenvolvimento. Tudo integrado de forma que a comunicação subsequente em imprensa e redes sociais fosse uma consequência natural da identidade da marca – um afterthought.

Para dramatizar a visão criativa da marca, recrutou-se o ilustrador espanhol Luis Mendo, radicado em Tóquio, que desenhou a pandilha em duas cenas da história: o ‘roubo’ das uvas (rótulo do vinho branco) e a fuga do local do ‘crime’ (rótulo do tinto).

«O objectivo era criar uma marca pioneira de vinho, pelo que aplicámos uma estratégia de criação diferenciada, o que permitiu que todas as etapas do processo acrescentassem valor criativo e relevância ao resultado final, sempre em parceria estreita com a equipa Symington», afirma, em comunicado, Filipa, sócia-fundadora e CEO da Wonder\Why

Por sua vez, Patrícia Vale Lourenço, Marketing manager de Wine Brands, da Symington Family Estates realça: «Combater a ditadura da previsibilidade é um dos mottos da Symington, pelo que cada novo projecto tem de ter um grau de exigência e de inovação superior. Com o Bom Malandro, cortámos o ‘cordão umbilical’ que tipicamente liga as marcas de vinhos às castas e às quintas, e construímos uma identidade assente em personagens e storytelling – para dessa forma desafiarmos uma nova geração de apreciadores de vinho a provar o nosso.»

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