«A filosofia da Samsung, Tecnologia com Propósito, nunca foi tão relevante»
Antes da publicação dos resultados de 2021 do Marktest Reputation Index, a Marketeer convidou algumas das marcas vencedoras da edição de 2020 a explicarem o impacto que a pandemia poderá ter na gestão da reputação das marcas. O que mudou na forma como a empresa olha para o tema da reputação de marca, o impacto que teve na forma como os consumidores percepcionam o propósito das marcas e as mudanças que podem ser perenes na relação entre os consumidores e as marcas.
Esta foi a resposta de Cláudia Rodrigues, Head of Maketing and Communications da Samsung.
«A pandemia chegou como um choque nunca antes visto no panorama mundial e afectou a sociedade em todas as suas dimensões. O impacto sanitário, económico e social é indissociável do funcionamento das empresas, não só na maneira como estas comunicam com o consumidor e com os seus parceiros, mas, também, nos modelos estruturais de governance, de responsabilidade social, de inovação e nas diversas dimensões de análise na gestão da reputação.
Em tempos de incerteza, as empresas com uma visão clara do seu propósito e com confiança do impacto positivo que promovem na sociedade são uma força motriz da dinamização do colectivo. A filosofia da Samsung, Tecnologia com Propósito, nunca foi tão relevante. A Tecnologia ocupou um papel central neste contexto e foi transversal à nossa vida pessoal e profissional. Surge assim uma responsabilidade acrescida para as marcas de tecnologia em tornar tangível a reputação que têm junto dos seus públicos. Para a Samsung, foi essencial demonstrar esse compromisso através de acções concretas de proximidade com sectores que necessitavam de um impacto positivo e de colaboração. Foi também necessário olhar para dentro, intensificar os canais de comunicação interna e promover um sentimento de coesão junto das equipas.
Sabemos que o consumidor está cada vez mais atento a questões de reputação, especialmente as gerações mais novas. O contexto pandémico intensificou a exigência do consumidor e a necessidade deste se identificar com empresas que sejam orientadas para a acção, que promovam um futuro sustentável, inclusivo e socialmente responsável. Na Samsung trabalhamos nesse sentido focando-nos em questões-chave como a educação, a inclusão, a acessibilidade e a sustentabilidade. Estes pontos são parte integrante da estratégia da marca e prevê-se uma aposta contínua a longo prazo.
Neste sentido, para a Samsung o indicador de reputação reflecte a credibilidade, a confiança, a admiração e a familiaridade que a marca alcança na percepção do consumidor. Trata-se do maior factor diferenciador que a marca pode ter, uma vez que as pessoas escolhem marcas em que confiam e recomendam as marcas que admiram.
É nosso compromisso garantir que continuamos a crescer como empresa a par dos principais desafios da sociedade, assumindo um contributo efectivo para a construção de um mundo melhor para todos. Porque esse é o propósito da nossa tecnologia.»