A falta de Inteligência… Digital
MARKETEER CONTENTSSara Pozzetti, Digital Intelligence Manager Grupo GCI
Inteligência [ n. f. ], in·te·li·gên·ci·a, a capacidade de compreender e aprender bem e de formar juízos e opiniões baseadas no raciocínio [Cambridge Dictionary]
As perguntas que mais oiço, por ser da área do Digital, costumam ser sempre as mesmas: “Quero vender mais no meu site, que dicas dás?”, “Como é que tenho mais likes nas minhas redes?”, “Gostávamos de ter alguns grandes influencers associados à marca, o que acha?”. Give or take, é por aqui.
Podia dizer que isto me faz eriçar os pelos dos braços ou que fico desolada porque, na verdade, a primeira pergunta de qualquer marca que procura enriquecer o seu negócio digital devia ser outra. Mas, na verdade tento sempre ir por outra abordagem: a do conhecimento, a da aprendizagem e, sem darem por isso, estão a perceber sozinhos que antes de se preocupar com a cor das paredes, temos de ir às fundações e o que poderá fazer sentido para o seu tipo de “casa”.
Dependemos cada vez mais, em Marketing Digital, de uma integração o mais perfeita possível entre o Digital e a Tecnologia. A preocupação Digital com SEO [Search Engine Optimization] depende do suporte de Tecnologia na implementação da mesma. Uma estratégia de conversão em Digital depende muitas vezes de uma implementação em Tecnologia. Apenas dois, em mil casos.
As ferramentas que temos hoje em dia, os processos que existem, são mais que muitos. Todos podem ter o seu valor intrínseco se utilizados de uma forma integrada. Isoladamente todo e qualquer processo, ou ferramenta, corre o risco de se esvaziar.
A mais-valia do que chamo Inteligência Digital é atuarmos porque fomos procurar os dados, cruzámos a informação, aprendemos e, principalmente, adequamos processos e ferramentas aos critérios de sucesso e necessidades de cada marca.
É por isso que quando me perguntam, por exemplo, se utilizar os grandes influenciadores associados à marca respondo, quase sempre, “Não sei, depende”. Porque a Inteligência Digital é um processo mais próximo da Investigação do que, com todo o respeito, da Astrologia. Não é uma questão de ler informação e retirar conclusões, mas sim um processo de elaborar hipóteses, implementar opções, filtrar os melhores caminhos e voltar a formular novas hipóteses, num processo cíclico e de aperfeiçoamento contínuo.
É aqui que a GCI se distingue no Marketing Digital, porque tratamos cada marca como ela deve ser tratada, de forma única e distinta, com as melhores skills e know-how. E, sobretudo, porque sabemos que é no fator diferenciador da integração entre os processos e as ferramentas da Tecnologia e Digital que está a mais-valia essencial e definitiva das mesmas.