A época mais importante do ano está a chegar: o que esperam os consumidores?
Texto de Mariana Henriques, E-Commerce Specialist
A época mais importante do ano está à porta: os últimos meses do ano são sinónimo de vendas e o conceito de Peak Season – the time of year when a lot of people travel and prices are usually at their highest: Some travel companies offer deals even in peak season (Definition of peak season from the Cambridge Business English Dictionary Cambridge University Press) – nunca teve tanto impacto, numa expansão clara e numa clara oportunidade para as marcas crescerem.
Estamos numa fase económica onde é visível a desaceleração nos gastos dos consumidores mas, por outro lado, a digitalização continua a impulsionar a economia de crescimento do E-commerce.
Enquanto marcas, para nos prepararmos para esta fase, há um conjunto de fatores e tendências que devemos ter em conta para acompanhar a evolução dos tempos:
1.As aplicações de compras chinesas vão conquistar quota de mercado: espera-se que, este ano, aplicações como a Temu e a Shein conquistem um papel importante nesta época, particularmente devido aos preços baixos aplicados. Este fenómeno tem vindo a aumentar, refletindo-se na substituição de marcas alternativas mais baratas.
2.A IA adota um papel importante para os compradores: a IA está cada vez mais presente nas tendências de pesquisa levando a um aumento significativo da taxa de conversão. As ferramentas de IA permitem às marcas a recomendação de produtos personalizada para as preferências do Cliente de forma a melhorar a segmentação e a oferta entregue ao consumidor. Paralelamente, os agentes de IA começam a ganhar um papel preponderante ao darem resposta personalizada a clientes 24h/dia.
3.A assistência por voz passa a ter um caminho relevante na pesquisa do cliente: segundo o Salesforce Connected Shoppers Report, “24% of shoppers have used voice assistants to make a purchase”. Esta abordagem pode ter especial impacto devido ao constante crescimento da utilização de dispositivos móveis no momento da compra.
4.A pesquisa por imagens é já uma realidade: os consumidores esperam ter a oportunidade de pesquisar por produtos através de imagens que viram nas redes sociais ou em outros sites da concorrência em vez de texto. A comparação de preços e de produtos nunca esteve tão forte quando facilmente conseguimos procurar produtos semelhantes em outras marcas.
5.Estamos todos à espera da Black Friday: num momento conhecido de instabilidade financeira, os consumidores começam a canalizar o momento de compra para épocas como a Black Friday. No meu círculo de amigos/familiar, as conversas agora passam por “Preciso de comprar, mas vou esperar pela Black Friday”. A Black Friday online vai ainda ganhar um papel cada vez mais importante devido à praticidade de, rapidamente, conseguirmos comparar preços em vários sites para conseguirmos efetivamente fazer a melhor compra.
Mas afinal, o que é que os consumidores esperam desta época?
. Preços mais acessíveis de forma a sentirem a compra como uma oportunidade. Ofertas exclusivas e acessos antecipados podem ser a chave para que a experiência de compra se torne mais relevante e inequívoca.
. A disponibilidade de produto, mais do que nunca, nesta época é fundamental. Quantos de nós já não tivemos um carrinho preparado para a entrada da Black Friday e, no momento da compra, os produtos ficaram sem stock? A indisponibilidade de produtos é um dos principais bloqueios de compras online nesta altura do ano.
. A conveniência é cada vez mais um tema: os consumidores procuram cada vez mais facilidades de pagamento, entregas rápidas e políticas de devolução fáceis. O online pressupõe que a encomenda chegue ao destino, enquanto o consumidor a aguarda confortavelmente.
. A variedade de métodos de pagamento e a crescente adoção de métodos de pagamento faseado, como a Klarna, permitem que a conversão seja mais rápida e com uma maior segurança no que diz respeito ao investimento.
. A opinião dos outros continua a ser crucial: desde sempre que falamos em word-of-mouth como um dos melhores métodos de venda, mas atualmente as reviews são um ponto fundamental para os consumidores criarem confiança sobre determinado produto ou marca.
. A automação e a personalização são imprescindíveis: campanhas adaptadas à experiência e preferência de compra são agora vistas como um modelo mais rápido de conversão. Os consumidores não precisam de navegar por páginas de produto infinitas, mas pretendem ser direcionados para as suas preferências e para o que efetivamente precisam.
A época mais importante do ano está à porta: cabe às marcas torná-la inesquecível!