Está oficialmente escolhida a elite dos pastéis de nata da Grande Lisboa! Depois de três dias intensos de provas cegas, estão encontrados os 12 finalistas da 16.ª edição do concurso O Melhor Pastel de Nata, uma competição que celebra a excelência de um dos maiores ícones da doçaria portuguesa. A grande final acontece já no dia 6 de outubro, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, integrada no prestigiado Congresso de Cozinha, e promete revelar o novo campeão entre os melhores dos melhores.
Aberto a estabelecimentos com fabrico próprio da Área Metropolitana de Lisboa, o concurso começou com uma fase de inscrições que contou com quatro dezenas de participantes. As provas de apuramento decorreram entre 9 e 11 de setembro, no Centro Lexus Lisboa, e culminaram na seleção dos finalistas que irão disputar, ao vivo e perante o público, o título mais desejado do setor da pastelaria.
Segundo o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, presidente do júri, os pastéis são avaliados às cegas com base em critérios rigorosos como aspeto, toque da massa, sabor e consistência da massa, recheio e sabor global. O painel de jurados contou ainda com nomes como Davide Cunha (pasteleiro), Beatriz Matias (Mapa – L’and Vineyards), Isabel Zibaia Rafael (autora e blogger), Paulo Amado (diretor das Edições do Gosto) e Joana Barrios (apresentadora do 24 Kitchen e autora).
E quem são os finalistas? Aqui está a lista de ouro da doçaria lisboeta em 2025:
Café Ponte da Várzea, Sintra
Casa do Padeiro, Queluz
Confeitaria da Glória, Amadora
Diamantino e Alberto, Lisboa
O Pãozinho das Marias, Ericeira
Padaria da Né, Damaia (finalista direto de 2024)
Panicoelho, Panificação e Cafetaria, Rio de Mouro
Pastelaria Aloma, Lisboa (finalista direto de 2024)
Pastelaria Batalha, Lisboa (finalista direto de 2024)
Pastelaria Patyanne, Castanheira do Ribatejo
Pastelaria Santo António Castelo, Lisboa
Pastelaria Taigui, Lisboa
O evento final, aberto ao público, faz parte do Congresso de Cozinha, o maior encontro profissional do setor em Portugal, com apresentações, conversas e degustações conduzidas por chefs de renome nacional e internacional. Os bilhetes já estão disponíveis e incluem acesso completo ao recinto nos dias 5 e 6 de outubro.
Criado em 2009, o concurso é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes, com o apoio da Delta, Lexus Portugal | Caetano Auto, Margão, do Município de Oeiras, da Prochef e com a revista Manja como publicação oficial.
Em Lisboa, a arte de fazer pastel de nata está mais refinada do que nunca — e estes 12 finalistas são a prova viva (e deliciosa) disso. A contagem decrescente já começou: quem levará a coroa do Melhor Pastel de Nata de 2025?














