A darknet anda à procura de designers. Atreve-se a candidatar-se?
A darknet também é… um mercado de trabalho e os designers estão entre os profissionais mais procurados. Depois de analisar 227 mil anúncios de emprego entre 2020 e 2022, os profissionais da Digital Footprint Intelligence da Kaspersky concluíram que os programadores, os attackers e os designers eram os perfis mais procuradas na comunidade cibercriminosa.
Os requisitos de emprego incluem a criação de páginas de malware e phishing, comprometer a infra-estrutura empresarial, hacking de aplicações web e móveis, entre outras responsabilidades. Os níveis médios de remuneração oferecidos aos profissionais de IT variam entre os 1.300 e os 4 mil dólares por mês. O salário mensal mais elevado analisado foi de 20 mil dólares para a posição de programador, enquanto a mais baixa foi de 200 dólares.
Os dados revelam que 46% dos anúncios foram publicados em 2020, com um pico de actividade em Março, possivelmente devido a uma queda de rendimento relacionada com a pandemia. No que toca à procura por designers, o principal objectivo é que estes criem uma página ou um e-mail de phishing difícil de distinguir de um verdadeiro.