A competição com as lojas online entrou pela porta das lojas físicas

Um estudo da GfK detectou uma tendência: os consumidores cada vez mais utilizam os telemóveis dentro das lojas para comparar preços com os retalhistas digitais.

Cada vez mais os consumidores usam os telemóveis dentro das lojas físicas para comparar preços com os das lojas online, num rácio de quatro em cada dez compradores, de acordo com um estudo da GfK. E mais de um terço tira fotos dos produtos que quer comprar e quatro em cada 10 contactam amigos ou familiares para se aconselharem antes da compra.

Segundo o estudo, nos 23 países em análise, 42% de consumidores do sexo masculino usam o telemóvel dentro das lojas para comparar preços, face a 37% de mulheres. Em termos de idade, 49% dos consumidores com idade compreendida entre os 20 e 29 anos fá-lo, ao passo que as idades entre 15-19 e 30-39 orçam os 45%.

Para ajudar ao processo de compra, os homens e as mulheres partilham a mesma probabilidade de utilizar os telefones dentro de uma loja para entrar em contacto com um amigo ou membro da família no sentido de se aconselharem (40% nas mulheres e 39% nos homens). Já os jovens adultos com idades entre os 20-29 lideram esta actividade (48%), enquanto os adolescentes dos 15-19 anos representam 47% e a faixa dos adultos entre os 30-39 situa-se nos 40%.

Enquanto estão dentro das lojas, tirar fotos dos produtos que pretendem comprar é a terceira actividade mais popular entre os consumidores, com uma percentagem similar entre homens e mulheres, ambos com 36%. Os adolescentes entre os 15 e 19 anos e adultos jovens, com idade entre 20 e 29, lideram este comportamento, com 44% e 43%, respectivamente. As idades compreendidas entre os 30 e 39 anos situam-se nos 39%.

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