A comida fast food está mesmo mais cara e os consumidores estão fartos
Longe vão os tempos em que se podia encontrar ofertas a 1 euro ou até 5 euros nos menus das cadeiras de fast food. A pandemia obrigou as marcas a aumentar preços para fazer face aos custos mais elevados durante esta altura, mas os valores parecem não ter diminuído desde então, muito pelo contrário. E os consumidores afirmam estar fartos.
De acordo com a Business Insider, para muitos já não compensa financeiramente optar por um restaurante deste género em detrimento de outros com diversas gastronomias. Como tal, muitos são os que olham para os espaços tradicionais perto das suas casas e para as refeições cozinhadas em casa.
Nos EUA, os preços dos menus são determinados pelos custos dos alimentos e dos trabalhadores. Em 2023, por cada 100 dólares ganhos em qualquer restaurante McDonald’s, cerca de 31,12 dólares pagam os alimentos e o papel e 29,60 dólares são alocados aos ordenados e benefícios dos colaboradores.
Desde 2020, o preço de vários ingredientes, como a carne de vaca subiu consideravelmente e muitas cadeias tiveram também de aumentar salários para atrair mais trabalhadores. Assim, a única solução possível é fazer subir os preços de menus que não há muito tempo eram considerados baratos e agradáveis à carteira dos consumidores.