“A” cervejaria portuguesa
Nasceu como um espaço para servir cerveja avulso, no início do século passado, enquanto os clientes esperavam pelo enchimento de barris de cerveja na fábrica da empresa. Estava-se em 1925. Situada na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, a Cervejaria Portugália deu entretanto origem à Portugália Restauração e de uma cervejaria alargou a 16, de uma marca cresceu para seis – Cervejaria Trindade, Brasserie de L’Entrecôte, Cervejaria Ribadouro, Il Mercato di Pasta e O Balcão Portugália. Seis marcas e 39 lojas que responderam por uma facturação de 40 milhões de euros, em 2008. As Cervejarias Portugália, a marca mais antiga e com um maior número de lojas, 16 no total, são as que apresentam melhores resultados.
1997 foi o ano de viragem para a Portugália, com a passagem de cervejaria a grupo de restauração. Inspirou-se no conceito original, modernizou-o, adaptou-o e iniciou a política de expansão. Da mais conhecida cervejaria da capital lisboeta passou a posicionar-se como a maior cadeia de cervejaria portuguesa – após a aquisição de mais duas cervejarias de referência da capital a Ribadouro e a Trindade. Uma empresa 100% portuguesa que na última década alargou a sua actividade, entrou no segmento de comida italiana, no mercado de quick service e internacionalizou o conceito original, com a abertura de uma Cervejaria Portugália na cidade de Luanda, em Angola, através de regime de franchising por questões logísticas e operacionais.
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Por Susana Baptista Dias
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