A cenoura faz bem aos olhos? Este jantar explora a relação entre os alimentos e a saúde visual

No próximo dia 5, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vai organizar um jantar especial que junta investigadores, cientistas e chefs à mesa para explicar os benefícios da alimentação para a saúde visual.

“À Mesa com Saúde” é o mote deste projecto de literacia em Saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC). Promover estilos de vida saudáveis e aproximar a população da ciência são os objectivos desta iniciativa.

Numa edição dedicada às ciências da visão, o encontro gastronómico contará com um menu da autoria de Emanuel Faria, chef e formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Já o enquadramento científico estará a cargo dos investigadores Francisco Ambrósio, Raquel Boia e Raquel Santiago do iCBR-FMUC, do oftalmologista João Gil, do CHUC-FMUC, e da investigadora Patrícia Barreto, da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI ).

Apesar de toda a investigação dirigida a novas terapias na área das ciências da visão, este projecto pretende demonstrar que a prevenção é o melhor remédio, já que uma alta adesão à dieta mediterrânica reduz o risco de desenvolver degenerescência macular da idade (DMI) em 60%. «É fundamental que todos percebam que a boa alimentação auxilia na prevenção e tratamento de doenças. No caso das ciências da visão sabe-se que, de uma forma geral, a diminuição da capacidade acomodativa, alteração na percepção de cores, secura ocular, fotofobia, cegueira nocturna e enfraquecimento do sistema imunológico são algumas das consequências de carências alimentares», refere Henrique Girão, director do iCBR.

Nesta edição do “À Mesa com Saúde”, o menu será baseado na dieta mediterrânea e no consumo de alimentos frescos e naturais. Do menu fazem parte o Creme de Cenoura e Laranja, o Filete de Dourada com arroz cremoso de algas, bivalves e curcuma com tomate assado, o Naco de Novilho com molho mirandesa, chutney de abacaxi, legumes e batata grelhada e, para finalizar, a Tarte de Requeijão, cacau e café. As inscrições poderão ser feitas por e-mail e terão um custo de 15 euros.

Artigos relacionados