À boleia da PRIO

Está aberta a tão esperada temporada dos festivais de Verão. Daqui e até quase meio de Setembro, será difícil acompanhar a par e passo todos os concertos, bandas e festas que se realizam um pouco por todo o País. Campo, praia, amigos, boa comida e música diversa recheiam o cardápio de milhares de pessoas, mas, porque a vida de festivaleiro não é barata, a PRIO tem soluções que podem ajudar a poupar em todas as viagens até aos locais dos festivais. Assim, aproveite para verificar quais são os Postos PRIO mais próximos de cada um dos festivais e abasteça o depósito do seu carro com descontos que vão até aos dez cêntimos por litro, todos os dias do ano. «Cada vez mais, o papel de uma marca não se limita à qualidade do seu produto ou do que vende. Para nos diferenciarmos, num mundo onde a informação e conteúdo abundam, é essencial ir além do produto para captar a atenção do consumidor», diz Ana Pinho, directora de Marketing da PRIO.

Nesse sentido, no território da música e dos festivais de Verão, a PRIO encontra um consumidor para quem a criatividade, o entretenimento e a possibilidade de viver experiências únicas são essenciais. «É aqui que importa não só a forma como nos posicionamos, mas também os valores que transmitimos. Falamos de consumidores que procuram marcas que comuniquem com um propósito claro e que partilhem consigo os mesmos valores», confirma a mesma responsável.

A descontracção, o lado emocional, a atenção à sustentabilidade e acessibilidade são valores que a PRIO partilha com esta geração, «daí que seja importante estarmos onde eles estão, com dinâmicas que os atraiam. É nesta franja mais nova que vamos encontrar os nossos consumidores do futuro e é no presente que os queremos fidelizar», sublinha Ana Pinho.

O grande foco da marca este ano volta a ser o “Like a Bus”. «É uma activação já testada, premiada por duas vezes nos Iberian Festival Awards e que muito nos orgulha.» Trata-se de uma viagem de ida e volta de autocarro com dezenas de festivaleiros, com direito a camping, passe para todos os dias de três dos festivais de Verão – Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste e, ainda, kit festivaleiro. Em cada viagem de ida, os fãs seguem acompanhados por um artista convidado, que torna a experiência ainda mais inesquecível. Este ano, os convidados serão o ProfJam, a Irma e o Ivandro, respectivamente, para o Sumol Summer Fest, o Super Bock Super Rock e o MEO Sudoeste.

Mas a experiência não fica por aqui. Os vencedores do passatempo têm ainda a possibilidade de visitar o backstage e o camarim dos artistas que os acompanham nesta viagem. À imagem do que já aconteceu no passado, os passageiros do “Like a Bus” vão a um festival de Verão com a garantia de que, ainda antes de chegarem, já vão poder viver uma experiência única e memorável.

UMA GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Uma das preocupações da PRIO desde cedo foi estudar muito bem este target mais jovem e perceber que territórios e valores os cativam. Esta é uma geração que adora música e este lado de viver uma experiência emotiva, e em liberdade com os amigos. Ao mesmo tempo, é uma geração pragmática, atenta, preocupada com o seu poder de compra, mas também com o futuro – e num festival de Verão combina-se este lado prático e emocional, valoriza-se a diversão, mas também factores como a acessibilidade e mesmo a sustentabilidade. «Estes são valores que a PRIO partilha e que sabe que são essenciais para que a notoriedade da marca cresça junto deste target», acrescenta a directora de Marketing da PRIO.

A título de exemplo, o Bus vai movido a ECO Diesel, um combustível premium, com melhor performance, menor consumo e menos emissões, contribuindo assim para uma redução da pegada de carbono da viagem até aos festivais. Segundo Ana Pinho, «não é simplesmente com produto que vamos ter maior alcance, ainda para mais num mundo cada vez mais digital e onde as redes sociais são parte essencial. É com autenticidade e criatividade que vamos poder crescer de forma orgânica e fidelizar novos consumidores».

A inovação é, assim, parte essencial da estratégia da PRIO. «Apostámos cedo na mobilidade eléctrica e somos pioneiros no país na produção de biocombustíveis a partir de matérias-primas residuais. Temos consciência do papel que temos a desempenhar, em termos de sustentabilidade e acessibilidade, num negócio com características poluentes e num sector tradicionalmente mais institucional na forma de falar», reitera. Este tipo de eventos são também uma oportunidade para se posicionarem sob o mote de “Energia para mudar”, com uma comunicação mais leve, mas eficaz, para um target informado, que valoriza a informação mas também a informalidade.

EMOÇÕES AO RUBRO!

Quando a fasquia é elevada, os desafios também o são. Para Ana Pinho, o maior desafio é sempre marcar presença de uma forma diferenciada. «Acreditamos que não basta estar presente, é importante fazê-lo de forma criativa, assegurando que a experiência garantida pela marca se destaca.» A directora de Marketing da PRIO sabe que, cada vez mais, os consumidores valorizam experiências onde a emoção, a criatividade, os valores da autenticidade e o desejo de exclusividade se destaquem e as marcas têm de ter uma maior capacidade de adaptação para poderem corresponder.

A verdade é que os festivais de música têm um lado de emoção, diversão e comunhão muito próprios, com diferentes “tribos” a interagir. Para lá da música, isso é algo que as pessoas procuram quando vão a um festival de Verão. Depois, existe a música em si, que é uma ferramenta comunicacional muito forte, marcada por uma certa irreverência. «A PRIO procurou desde cedo ser uma energética nada “cinzenta”, com uma identidade própria bem demarcada. Somos uma marca jovem, que partilha muitos dos valores das gerações mais novas, tais como a sustentabilidade, a acessibilidade, a descontracção, a emoção, a irreverência, e o PRIO Like a Bus é a prova disso», partilha a mesma responsável.

Quanto ao retorno expectável, Ana Pinho explica que pretendem fazer a diferença de duas formas. «A primeira é a garantia de que os vencedores e amigos de vencedores que nos acompanham têm uma experiência diferente, geradora de memórias. A outra é reforçarmos o nosso posicionamento, em especial junto de um target mais jovem onde as redes sociais e a música são parte da vivência diária. Temos noção que este é um target activo e dinâmico na produção de conteúdos e isso vai ajudar a nossa estratégia de comunicação a ganhar uma outra dimensão, dinamismo e interacção», assegura a directora de Marketing da PRIO.

Como marca energética que é, para a PRIO, a mobilidade e acessibilidade são parte integral do seu foco e esta experiência, este ir “à boleia” da PRIO, é uma forma de serem veículo para uma experiência divertida, diferente, e em liberdade para os jovens. «E a verdade é que, para os festivaleiros, e até para os pais, ainda podemos associar os eixos de segurança e acessibilidade. Os festivaleiros vão connosco, vivem a experiência à sua maneira e regressam connosco descansados e em segurança, sendo que, além do impacto directo dos participantes, temos também toda a amplificação orgânica nas redes sociais, que tem servido de prova do porquê desta aposta », conclui Ana Pinho.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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