A beleza nas redes sociais também pode ser deepfake. Dove alerta para os riscos nas jovens
“#DetoxYourFeed” é o mote da mais recente campanha da Dove para mostrar o outro lado da beleza – o que impõe padrões e critérios, o que manipula especialmente jovens raparigas e que coloca “armadilhas” nas redes sociais, levando-as a pensar que não se enquadram no que é tido como a norma.
A marca de produtos de higiene pessoal mostrou a cinco mães e filhas como é fácil iludir os utilizadores das plataformas digitais através de deepfakes – uma técnica de inteligência artificial chamada deeplearning que cria imagens falsas. O resultado do filme são mães preocupadas com aquilo que as suas filhas podem estar a ver nas redes sociais e as mensagens negativas que podem estar a interiorizar.
«Fizemos alguma pesquisa social e ficámos um pouco chocados com alguns dos conselhos. As coisas que as jovens são aconselhadas a fazer… não era possível inventar», diz, citado pelo The Drum, Daniel Fisher, Global Executive Creative director da Bar Ogilvy e WPP.
Assim, a campanha tem como finalidade consciencializar para os riscos que conselhos de beleza tóxicos podem ter e ajudar pais e educadores a orientar conversas difíceis, assim como a encorajar adolescentes a deixar de seguir conteúdo que os faz sentir mal.