A Barbie tem uma concorrente de peso
A Barbie tem as medidas perfeitas. Tão perfeitas que, se a boneca fosse real, teria de andar de gatas (a dimensão diminuta dos pés assim a obrigariam) e teria metade do fígado. Quem o assegura é um artigo da Time sobre uma outra boneca, desta feita com medidas mais próximas da realidade e com autocolantes que permitem adicionar, à vontade de qualquer um, pequenos apontamentos de acne, sardas e celulite.
A “Lammily doll” é uma criação do designer gráfico Nickolay Lamm que pretende representar como seria a Barbie se fosse uma rapariga “média” de 19 anos. Com o claim “Time to get real”, a Lammily começou a ser vendida recentemente depois de uma campanha bem-sucedida de crowdfunding conduzida pelo criador – e já é possível encomendar a boneca. A concepção da boneca arrancou em 2013.
As proporções da Lammily são reais, a capacidade de movimentos também – e os pequenos pormenores não foram esquecidos: o criador da boneca lançou uma colecção de autocolantes que representam acne, sardas, celulite, sinais, estrias, nódoas negras e costuras. Demasiado real? Nickolay Lamm respondeu à Time: «Queria mostrar que a realidade é fixe. Muitos brinquedos fazem os miúdos entrar num mundo de fantasia, mas porque é que não mostram que a vida real é boa? Não é perfeita, mas é tudo o que temos. E isso é espectacular.»