
A arte de vaguear chega a Lisboa
O Flâneur – Novas Narrativas Urbanas vai estar em Lisboa de 11 de Setembro a 5 de Outubro, depois das suas exposições terem passado por cidades como Mansfield, Londres e Hamburgo, para dar a conhecer aos portugueses a arte de vaguear, a flânerie.
O local escolhido para albergar o projecto é o Largo do Intendente para que todos os trabalhos estejam ao alcance do público. O Flâneur – Novas Narrativas Urbanas baseia-se na fotografia contemporânea, no território urbano e no trabalho em rede a nível internacional para “reflectir criativamente sobre as dinâmicas urbanas da sociedade europeia nos dias de hoje tendo como referência as vanguardas surgidas na viragem do século passado”, como é explicado em comunicado.
Do programa constam as exposições “Bang!” de Augusto Brázio e “At Night We Dreamed of Tall Ships” de Martina Cleary, fotógrafos a trabalhar em residência artística no “Flâneur em Lisboa”. Estão previstas também actividades paralelas no Mercado do Forno do Tijolo, como é o caso da mostra “Cidades Partilhadas”, e em locais espalhados pelo Bairro do Intendente, incluindo um percurso de olhos vendados.
O evento está a ser promovido pela Procur.arte – Associação Cultural e conta com o apoio da Unesco e da Creative Europe.