À altura do desafio

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Seis empresas responderam ao Upgrade Challenge da Universidade do Porto e os resultados não podiam ter sido mais positivos.

O UPgrade Challenge é um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade e de estratégias adaptativas e potenciadoras de um maior sucesso dos jovens, integrado nas Oficinas de Preparação para o Mercado de Trabalho, no âmbito do Concurso «Skills 4 Pós-COVID — Competências para o futuro no Ensino Superior» (POCH-I2-2022-01), Projecto «Skills for a Next Generation U.Porto» (Upskilling U.Porto). Destina-se, sobretudo, aos estudantes em formação, das áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e possibilita que trabalhem em equipas multidisciplinares para responderem a desafios lançados pelas empresas.

Deste programa fazem parte workshops presenciais e online, da responsabilidade do Núcleo Talento & Carreira da Universidade do Porto, assim como sessões dinamizadas por empresas, sobre competências pessoais, sociais e profissionais, apostando em competências como trabalho em equipa, comunicação interpessoal, pensamento criativo e crítico. Estão, igualmente, contempladas visitas a entidades parceiras do Programa UPgrade e a possibilidade

de acompanhar um dia de trabalho de um profissional da área de interesse do estudante (Job Shadowing). Também a facilitação e coaching de carreira em grupo fazem parte do programa, estando a cargo de consultores de carreira. Por fim, os estudantes terão, ainda, a oportunidade de resolver desafios (em equipas), lançados pelas empresas, tendo, a posteriori, de realizar uma apresentação a um “júri”.

Para a Universidade do Porto, esta é uma oportunidade para os estudantes contactarem mais de perto com o mercado de trabalho, de conhecerem as necessidades das empresas, de ganharem competências de resolução de problemas e trabalho multidisciplinar, e de receberem apoio para o desenvolvimento de carreira. Do lado das entidades participantes, esta é uma oportunidade de terem acesso directo a possíveis talentos e a novas formas de pensar o mercado. Podem, igualmente, contribuir para a formação integral dos estudantes conforme as necessidades do mercado, assim como promover a sua employer branding junto da academia, e têm, ainda, a possibilidade crescer a sua rede de networking e de estabelecer outras parcerias e colaborações.

Deste programa piloto, fizeram parte seis entidades com base em Portugal – Centrocar, Fabamaq, hôma, Infraspeak, MindProber e Teach For Portugal – que registaram um balanço muito positivo de toda a experiência proporcionada pela Universidade do Porto.

Centrocar

Nascida há 50 anos, a Centrocar é uma multinacional cuja missão é centrar-se na procura de “soluções” para os mercados de Obras Públicas, Construção Civil, Indústrias Extractivas, Florestas e Reciclagem, através da comercialização de maquinaria, peças e serviços que melhor respondam às necessidades dos seus clientes. Sobre a sua participação no “Challenge”, a marca destaca a participação positiva no programa, chamando a atenção para o workshop, com o tema “Como Resolver Problemas com Criatividade”, um momento marcado pela partilha e aprendizagens mútuas. O desafio lançado aos estudantes tinha como objectivo analisar o processo de um pedido de assistência desde a sua fase inicial ao fecho, bem como realizar uma análise de determinada função, com um papel crucial no processo de pedidos de assistência. «Pretendia-se que este grupo de alunos conhecesse a nossa realidade e contribuísse com algumas soluções que pudessem melhorar a eficiência do processo de pedido de assistência, bem como melhorar a qualidade de trabalho da função em causa».

Quanto aos resultados, acreditam que o workshop permitiu passar ideias e ferramentas que podem ser importantes no futuro profissional dos estudantes. Sobre o Programa Challenge, consideram que este tipo de iniciativas é importante para o sucesso da empresa, tendo em conta que um dos valores é a inovação e estes programas permitem que a Centrocar possa ter uma colaboração mais estreita com a comunidade académica e acesso a conhecimento inovador e diferenciador, assim como contribuir para o desenvolvimento de soft skills, que serão decisivas no futuro profissional dos estudantes.

Fabamaq

É uma software house baseada no Porto, que desenvolve jogos para casinos físicos e online espalhados pelo mundo. A cultura centrada nas pessoas que se vive na empresa tem como valores orientadores a proximidade, a audácia, a partilha, a adaptabilidade e o compromisso. Focada na criação de bingos, slots e também jogos de mesa (no caso do universo online), a Fabamaq tem vindo a expandir a sua presença no mercado físico e online desde 2010, apresentando um portefólio crescente de produtos inovadores, que conta com o trabalho diário de mais de 230 pessoas.

De acordo com João Teixeira, Event Partner, «esta iniciativa reforçou o nosso contacto com a comunidade académica da U. Porto, facilitando a interacção e aprendizagem com estudantes de diferentes áreas profissionais e também com outras empresas de referência que integraram a iniciativa». Já Sandra Oliveira, Recruitment Business Partner da Fabamaq, fez referência à dinamização do workshop de LinkedIn e Recrutamento, durante o qual sentiu a turma envolvida, tendo uma percepção mais concreta das questões que preocupam os jovens nesta fase do seu percurso académico. «Foi interessante perceber as suas preocupações com a carreira e o posicionamento no mercado de trabalho», refere. O desafio lançado ao grupo de alunos passou pela criação de acções que ajudassem a reforçar cultura empresarial de proximidade da Fabamaq no seu regime de trabalho híbrido, quebrando as barreiras físicas do home office. «O workshop dinamizado procurou ir além da componente teórica e criar uma ponte de contacto a manter com os estudantes depois do programa. Neste momento, ainda estou em contacto com vários alunos para partilhar algumas dicas sobre publicações de fortalecimento da marca pessoal no LinkedIn ou análise de perfis nesta rede social», complementa. Acreditando que iniciativas como o UPgrade Challenge são importantes ao ajudarem os estudantes a acelerarem a sua transição para o mercado de trabalho, João Teixeira afirma que este os aproximou «da comunidade de estudantes da Universidade do Porto e o desafio lançado permitiu colher sugestões interessantes para implementar na nossa realidade».

Hôma

Especialista em artigos para o lar, aliando inspiração e aconchego, funcionalidade e as últimas tendências de decoração, a missão da hôma é ajudar cada pessoa a criar uma casa com identidade própria, levando até si o “Happy Home Living”, com marcas exclusivas, acessíveis e sustentáveis.

Sobre a participação da hôma no programa “UPgrade Challenge” a marca afirma que a iniciativa reforça um dos seus maiores objectivos, que é estar cada vez mais próximos da Academia e dos estudantes, de os conhecer e de apoiar o seu crescimento, para que estejam melhor preparados para integrar o mercado de trabalho. “Reduzir o desperdício no processo de reposição dos produtos em loja” foi o desafio lançado aos estudantes, para que tivessem a oportunidade de explorar o contexto de loja e analisar os processos e procedimentos definidos. Procuravam criar algo prático e dinâmico, que fosse interessante para estudantes, e os resultados não podiam ser melhores: «Permitiu aproximar-nos dos estudantes e da academia e dar a conhecer a nossa organização e a nossa marca. Por outro lado, possibilitou a partilha com outras entidades e a discussão sobre as melhores práticas em diversas áreas». Este tipo de programas revelou-se fundamental para aproximar as escolas das empresas, permitindo um melhor alinhamento entre o que os estudantes procuram e o que as organizações valorizam, além de facilitar a integração no mercado de trabalho e de potenciar o seu desempenho.

Infraspeak

Com sede no Porto e escritórios em Barcelona, Londres e Florianópolis, a Infraspeak é uma empresa de tecnologia global, que está a transformar os sectores do facility management e da manutenção. Actualmente, conta com mais de 700 clientes de diferentes indústrias, distribuídos por 28 países e tem como missão ser uma fonte de boa vida para os colaboradores, clientes, parceiros e toda a comunidade. A plataforma inteligente de gestão da manutenção desenvolvida pela Infraspeak é a única plataforma colaborativa no mercado e permite conectar equipas, edifícios, software e hardware de forma inteligente e integrada, de modo a simplificar tarefas, optimizar a alocação de recursos e tornar as operações cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Neste “UPgrade Challenge” a Infraspeak viu uma oportunidade de oferecer aos estudantes uma experiência de aproximação à realidade do mercado de trabalho, tendo um impacto positivo no seu percurso académico e contribuindo para alavancar as suas competências profissionais. Através de uma abordagem inovadora, a ideia do desafio surgiu numa perspectiva de trabalhar a retenção, promovendo um ambiente de trabalho seguro, transparente e propício ao crescimento profissional. Nesse contexto, o desafio apresentado aos estudantes foi o de desenvolverem novos processos de comunicação interna, eventos e dinâmicas que fomentem um maior contacto entre os diferentes departamentos da empresa. «A interacção com os alunos gerou ideias extremamente interessantes e disruptivas, que até já estamos a considerar implementar. As ideias criativas e abordagens partilhadas pelos alunos geram um valor e um impacto internos muito positivos para a nossa empresa. Além disso, este tipo de programa ajuda-nos a promover o reconhecimento da marca Infraspeak em universidades e instituições educativas», referem.

Mediaprobe

A Mediaprobe é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de uma currency baseada na quantificação do impacto emocional de indivíduos em resposta a conteúdos media. «Os dados recolhidos a partir dos sensores de monitorização fisiológica portáteis permitem-nos acompanhar, em tempo real, o envolvimento emocional de painelistas, a partir das suas casas, e sincronizá-lo com conteúdos media».

Sobre a iniciativa Challenge da U. Porto, a Mediaprobe enaltece a colaboração com o meio académico, que incute nas empresas um sentido de responsabilização relativamente às gerações antecedentes e de compromisso para com as gerações de amanhã.

«Empreender e converter-se num embaixador da marca é o sucesso que resulta de uma cultura de suporte, assente numa abordagem bem estruturada, algo que procurámos, no meio do dinamismo característico do mundo organizacional, assegurar aos estudantes que aceitaram o nosso desafio». Esse mesmo desafio consistiu na criação de uma solução que permitisse a extracção de dados a partir de uma API externa (StatsBomb), a inserção destes dados na plataforma da Mediaprobe e a extracção de medidas de activação emocional (medidas através da quantificação de actividade fisiológica, nomeadamente condutância elétrica da pele).

Através deste programa, a empresa valoriza a oportunidade de estudantes e as empresas beneficiarem de recíprocos privilégios impulsionadores de uma geração próspera, tudo por meio da curiosidade. Integrar estudantes nas empresas motiva o acesso a talentos promissores, os quais enriquecem a organização com perspectivas disruptivas, habilidades e ideias renovadas. Através dos seus conhecimentos actualizados, os estudantes promovem uma empresa vanguardista, num ambiente em constante mudança.

Teach For Portugal

A Teach For Portugal é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All, que tem como objectivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, quebrando ciclos de pobreza e exclusão. Tem como missão criar um movimento de líderes excepcionais comprometidos com a redução da desigualdade educativa, dentro e fora da sala de aula.

A participação no programa “UPgrade Challenge” teve como objectivo promover a relação com a Universidade do Porto e colaborar com um conjunto de estudantes que seriam, à partida, proactivos. «Além disso, esta oportunidade permitiu-nos identificar talento para o programa ou para staff da Teach For Portugal, bem como para serem embaixadores da organização na universidade». Foram lançados três desafios, que incluíam a criação de estratégias sobre como é que a Teach For Portugal se pode aproximar da academia, de modo a que o Programa de Desenvolvimento de Liderança da organização seja mais conhecido entre os estudantes universitários para objetivos de recrutamento.
O segundo desafio passava por pensarem em como a empresa pode alcançar perfis mais específicos e o último tinha um foco mais no futuro. O balanço da participação no programa UPGrade foi muito positiva, tendo sido realizados vários workshops e verificada uma comunicação recorrente e com questões perspicazes dos estudantes. «Houve um grande envolvimento, interesse e curiosidade dos alunos, que nos permitiram crescer e considerar novas áreas de melhoria, sobretudo no âmbito do recrutamento. Acreditamos que os trabalhos desenvolvidos servirão como oportunidade de crescimento para o conjunto de empresas e alunos que integram este programa».

O projeto “Skills for a Next Generation U. Porto“ é cofinanciado pelo Programa Operacional Potencial Humano (PO CH), através do Fundo Social Europeu (FSE), ao abrigo da operação “Skills 4 Pós-COVID – Competências para o Futuro no Ensino Superior

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