A água para saborear
Em 2011, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) abriu uma nova categoria no mercado português das águas engarrafadas com o lançamento de Luso Frutas, uma combinação entre Água de Luso e sumo de fruta. Oito anos volvidos, a marca estende-se por cinco sabores (Frutos Vermelhos, Limão, Goiaba e Toranja, Romã e Açaí e – mais recentemente – Melancia), mas mantém o mesmo posicionamento, ligado à promoção de um estilo de vida saudável, sem abdicar de uma propriedade fundamental: o sabor. «Luso Fruta foi lançada em 2011, no seguimento da campanha “Gerações Saudáveis” da Água de Luso. Nessa altura, pretendíamos dar aos consumidores uma opção com sabor mas feita com ingredientes naturais», recorda Filipa Roque, gestora de Marketing da Luso Fruta.
Tal como no início, Luso Fruta mantém-se como um produto feito a partir de ingredientes naturais, sem edulcorantes nem conservantes, porque não tem açúcares adicionados – além dos açúcares naturais da fruta. Por essa razão, Luso Fruta está isenta do imposto sobre o açúcar, reforçando o posicionamento da marca: uma bebida refrescante, saudável e pronta a ser apreciada em qualquer altura do dia por toda a família.
Esta é também uma proposta que responde às preocupações crescentes dos consumidores com a saúde. «O segmento das águas com sumos de fruta tem vindo a crescer nos últimos anos, a par da crescente tendência de saúde e bem-estar. Os consumidores procuram produtos mais saudáveis e baixos em calorias, e esta categoria consegue responder a esta procura, garantindo sabor. Luso Fruta é uma óptima opção, que combina naturalidade e um sabor único e refrescante», sublinha Filipa Roque.
Aposta em inovação
A inovação tem sido outro dos pilares de desenvolvimento da Luso Fruta. Com efeito, desde o seu lançamento, a marca tem vindo a apostar em novos sabores, para responder às tendências do mercado e às preferências dos consumidores portugueses.
Uma estratégia patente no lançamento de referências como Luso Fruta Maçã (2012), Luso Fruta Laranja (2013), Luso Fruta Água de Coco (em 2014), Luso Fruta Figo da Índia e Maracujá (2017) – entretanto descontinuadas – e, mais recentemente, Luso Fruta Melancia (2018). Quanto a esta última novidade, Filipa Roque revela que «teve uma boa aceitação pelos consumidores, sendo neste momento a terceira variedade da marca».
Neste momento, as principais variedades são as clássicas Luso Fruta Frutos Vermelhos e Luso Fruta Limão (lançadas em 2011) – que, juntas, correspondem a mais de 70% do volume de vendas da marca –, seguindo-se então Luso Fruta Melancia, Luso Fruta Romã-Açaí e Luso Fruta Goiaba-Toranja.
Todas as variedades estão disponíveis para venda em diferentes formatos no canal Horeca e na Grande Distribuição, para corresponder também a todos os momentos de consumo. «Luso Fruta pode ser consumida ao longo de todo o dia, a acompanhar refeições ou para contribuir para uma ingestão regular de líquidos. Nos formatos ideais para ser consumida on the go (0,5 l) ou em casa (1 l e 2 l)», frisa a gestora de Marketing da marca.
Luso Fruta Kids
Em Agosto de 2017, a marca voltou a surpreender com o lançamento de uma nova referência, desta feita para o target infantil: Luso Fruta Kids. De acordo com a marca, trata-se de um produto tão saudável quanto Luso Fruta – isto é, sem edulcorantes, conservantes ou açúcar adicionado –, mas disponível em sabores mais apelativos para os mais novos (Morango e Maçã) e no formato 200 ml, garantido que «a quantidade consumida é a mais adequada às crianças».
Segundo Filipa Roque, Luso Fruta Kids visa auxiliar os pais na missão de garantirem uma boa hidratação dos seus filhos, através de um produto saudável e com um sabor apelativo. «Cada vez mais, os pais e educadores estão preocupados em dar aos mais novos uma alimentação saudável e é neste sentido que aparece Luso Fruta Kids. É um produto que vai de encontro à preocupação dos pais, devido às suas características e ingredientes – sem edulcorantes e sem conservantes – e com apenas os açúcares naturais da fruta», afirma a gestora de Marketing de Luso Fruta. «Garantir a hidratação das crianças é um grande desafio para os pais nos dias que correm. Assim, Luso Fruta Kids é uma opção com sabor que contribui para a satisfação das necessidades diárias de água dos mais pequenos. No lanche para a escola ou em casa em família, Luso Fruta Kids é sempre uma boa opção», acrescenta, lembrando que esta é também uma nova categoria que está ainda «a fazer o seu caminho».
«Luso Fruta é consumida por toda a família (homens e mulheres), sendo mais procurada por jovens adultos com um estilo de vida saudável. O consumidor de Luso Fruta procura alternativas mais saudáveis, e por isso está mais atento e informado sobre as escolhas que faz», reitera.
Natural do Bussaco
Ao nível da comunicação, a marca tem vindo a centrar a sua estratégia nas propriedades naturais e saudáveis de Luso Fruta. No ano passado, lançou uma campanha multimeios que remete para a ligação à Serra do Bussaco, reforçando a origem natural da Água de Luso. A campanha estreou também a nova assinatura da marca, “Luso Fruta é natural que combine”, fazendo a ligação da Água de Luso ao sumo de fruta, dando enfâse à naturalidade do produto (sem edulcorantes ou conservantes).
Este ano, a marca mantém esta assinatura e «o seu plano de meios (televisão, digital e out-of-home), focado em reforçar as características do produto», refere Filipa Roque. Além desta campanha, em Maio passado, a marca associou-se à corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, através da qual desafiou as mulheres portuguesas a juntarem-se ao movimento cor-de-rosa na luta contra o cancro da mama. Neste âmbito, Luso Fruta contribuiu com um donativo que se materializou na oferta de 100 próteses mamárias ao movimento “Vencer e Viver” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mais especificamente ao Núcleo Regional do Centro.
Segundo Filipa Roque, o objectivo da marca para este ano é «continuar a construir uma categoria que não existia até 2011, trazendo valor ao consumidor enquanto promovemos hábitos de vida saudáveis».