A Action já chegou a Portugal. Fomos conhecê-la e mostramos-lhe tudo

Portugal é o 12º país da Europa a receber uma loja Action. O primeiro espaço da cadeia retalhista abriu ontem em Vila Nova de Gaia. Ainda as portas não estavam abertas e já as pessoas faziam fila para serem das primeiras a conhecer o novo espaço.

À semelhança do que tem acontecido nas localizações de outros países em que a marca se instalou, também em Vila Nova de Gaia a marca não se fez anunciar com uma grande campanha publicitária. Com apenas quatro posições de publicidade exterior nas imediações da loja, os responsáveis da marca acreditam que aqui como nos restantes mercados, o passa-a-palavra será o seu melhor cartão-de-visita.

E para isso a marca, que nasceu nos Países Baixos, pretende manter a fórmula com que se apresenta nas mais de 2580 lojas que tem na Europa: «Ter os melhores preços e surpreender o cliente em cada visita», explicou Bart Raeymaekers, director regional para os mercados do Benelux, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.

A par disso a dimensão dos espaços ocupados ronda sempre os 1.000 metros quadrados (a primeira loja em Portugal tem 995 m² e 19 colaboradores) e disponibiliza aos clientes cerca de 6.000 produtos em 14 categorias (nomeadamente brinquedos, produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY, produtos para animais de estimação, multimedia e F&B). Um dos compromissos da Action, em linha com a sua filosofia de surpreender os clientes, é todas as semanas colocar à disposição daqueles que a visitam uma seleção de 150 novos produtos. Além disso, promete que tem mais de 1.500 produtos a menos de 1 euro e que o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros.

Do leque de produtos disponível na Action, 17% são de marcas próprias da insígnia, sendo que há apenas um produto, desde os primeiros meses de existência da empresa, que enverga a marca Action. Trata-se de um conjunto de panos de limpeza. Entre a oferta é também possível encontrar uma diversidade de produtos made in Portugal, dos têxteis aos produtos para uso doméstico.

Mas como se consegue esses preços baixos? Bart Raeymaekers vai directo à explicação: «Compramos grandes volumes de produto para toda a Europa e com isso conseguimos negociar preço. Quando o preço não é aquele que consideramos acessível para o nosso cliente não fazemos negócio. A juntar a isso os nossos gastos em Marketing são muito reduzidos, não temos música em loja (portanto não temos de pagar essas licenças) e usamos camiões para as entregas com uma capacidade superior à habitual. Enquanto que alguns players usam três camiões, nós em dois conseguimos fazer o transporte poupando em motoristas e em combustível, não esquecendo os benefícios para o ambiente.»

Certo é que a Action não tem intenções de ficar por apenas um espaço no mercado nacional. Escusando-se a revelar quando e onde se darão as próximas aberturas, Bart Raeymaekers assumiu não ser segredo que estão já a recrutar em outras localidades. «Preferimos não avançar com datas até está tudo pronto porque há licenças que têm de ser pedidas e uma série de imprevistos que podem fazer alterar planos», disse em conversa com jornalistas à margem da abertura da loja em Vila Nova de Gaia. O profissional explicou que a entrada em Portugal com uma primeira loja em Vila Nova de Gaia teve a ver com o raio de actuação que a marca tem para cada centro de distribuição (de maneira a conseguirem manter os preços baixos). Esta loja está a ser abastecida através do centro de distribuição de Toulouse (França). Há um novo centro de distribuição que está em processo de construção em Madrid (e que se juntará aos 13 já existentes em toda a Europa) e que será peça fundamental para que a Action consiga fazer aberturas mais a sul em Portugal, nomeadamente na região da Grande Lisboa.

A nova loja situa-se no Focus Park e está aberta das 09h00 às 21h00, de segunda-feira a domingo.

Texto de Maria João Lima

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