«A abertura das lojas físicas continua a ser considerada fulcral»
A chegada da pandemia impactou todos os sectores da sociedade, de forma mais ou menos acentuada consoante a área. O retalho não foi excepção, mas o segundo semestre de 2021 parece estar a pôr novamente no trilho certo os espaços comerciais da Sonae RP que, em Setembro e Outubro, abriu dez novas lojas, de norte a sul do País.
Grande parte destes novos espaços insere-se no sector dos serviços de conveniência, próximos dos clientes, sendo que, afirma em entrevista à Marketeer Inês Guedes Pimenta, responsável de Marketing da empresa, esta evolução comprova que o consumo está a retomar o caminho pré-pandemia e reflecte ainda a procura do consumidor pelo espaço físico.
«A abertura das lojas físicas continua a ser considerada fulcral para a estratégia dos diversos negócios. Os espaços comerciais assumem um papel fundamental e as áreas de retalho mais procuradas nas nossas galerias baseiam-se em negócios de conveniência que se caracterizam por uma maior complementaridade face às necessidades dos nossos clientes», acrescenta.
De facto, as áreas com uma «constante procura» são as de saúde e bem-estar, nas quais se incluem a estética, higiene e cuidados diários, bem como as perfumarias e ópticas. A par disso, os cuidados com os animais de estimação são também «nichos de grande mobilização», assim como os serviços auto, as lavandarias e os arranjos de pequenos itens, como chaves e portas automáticas.
«Os operadores de lojas que se têm mantido mais activos são aqueles que se encontram em áreas de actuação caracterizadas por serviços de conveniência a clientes. Estes negócios de proximidade são os que têm registado um maior crescimento e os que se instalam com mais regularidade nos nossos espaços comerciais», refere Inês Guedes Pimenta.
Exemplos disso são a abertura da Farmácia Portela no Continente Modelo Portela Ralis, em Loures, e da lavandaria La Wash no Continente Modelo Montelavar, em Sintra, onde os visitantes podem agora usufruir da modalidade self-service.
Ainda em Lisboa, o Centro Comercial Telheiras regista a abertura da primeira loja Leroy Merlin Projetos – um espaço que oferece mais de 55 ambientes ao longo de cinco mil metros quadrados, com várias inspirações e serviços para a remodelação de casas. Também na área da decoração, a Sonae RP dá destaque à inauguração da loja Ma Maison, no Loures Shopping, «que oferece um novo espaço onde não faltam inspirações para casa e jardim».
No norte do País, as novidades prendem-se com a alimentação e a chegada do Burger King ao Continente Bom Dia Vilar de Andorinho, em Vila Nova de Gaia, totalizando nove insígnias da Ibersol nos espaços da Sonae RP, e com o desporto – a marca Outlaw abriu no Continente de Vila Real, onde iniciaram actividade outras três lojas.
A curto e médio prazo, a Sonae RP tem pensado um conjunto de estratégias que prevê a abertura contínua de espaços comerciais físicos, considerados fundamentais para os diferentes projectos. «Essa razão deriva da importância que o consumidor dá ao momento de compra e na possibilidade que é criada na interacção e experimentação do produto», termina a responsável de Marketing da empresa.