Google liga youtubers a marcas
A Google quer assumir um papel no processo de criação de conteúdos das marcas. Como? Ao ligar os vloggers e produtores independentes às marcas e agências de publicidade, funcionando como uma espécie de intermediário.
A nova dinâmica teve início em Novembro do ano passado através de uma parceria exclusiva com a L’Oréal e agência Code & Theory, mas está, agora, a preparar-se para se estender a todas as marcas e anunciantes. O YouTube Labs já está a ser testado também na Europa com a BMW, Johnson & Johnson e Mondelez.
Segundo Kirk Perry, responsável da Google pela área de relação de clientes e agências, esclarece que a Google não ganha qualquer tipo de comissão ao desempenhar o seu papel de intermediária. Em declarações citadas pela AdAge, Kirk Perry explica que, no entanto, os criadores de conteúdos ganham um valor pelo trabalho desenvolvido e que a Google obtém receita através da publicidade paga colocada no YouTube.
Isto porque os conteúdos criados têm como principal destino precisamente o YouTube, embora não seja o único. De acordo com o responsável, os vídeos podem ser utilizados pelas marcas em outras plataformas, como o Facebook, ou nos seus próprios sites.