Portugueses querem chocolates pelo Natal
Os portugueses esperam receber chocolates, roupa/calçado e livros como presente de Natal, este ano. Planeiam também oferecer estes produtos a amigos e familiares, de acordo com dados da Deloitte. Já para as crianças, a opção preferida são brinquedos de montagem e construção.
«Existe um alinhamento entre as expectativas de presentes e as intenções de compra que compõem o top 3 dos portugueses, o que significa que não haverá grandes surpresas este Natal», garante Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte.
O top 10 dos presentes que os portugueses esperam receber é composto por chocolates, roupa/calçado, livros, cosméticos/perfumes, dinheiro, alimentação e bebidas, produtos de beleza, massagens e tratamentos em spa, CDs, acessórios e jóias/relógios.
Já o top 10 referente às intenções de compra é liderado pelas mesmas três opções, seguidas por cosméticos/perfumes, alimentação e bebidas, produtos de beleza, tratamentos em spa, dinheiro, acessórios, CDs e jóias/relógios.
Pedro Miguel Silva destaca ainda a subida do dinheiro nas intenções de oferta e a entrada dos produtos de beleza, massagens e tratamentos em spa para os lugares cimeiros da lista.
O “Estudo de Natal 2016” indica ainda que os centros comerciais são os locais que os portugueses mais visitam para as compras de Natal. As lojas físicas, no geral, mantêm-se no topo das preferências dos portugueses devido ao aconselhamento profissional (92%), possibilidade de troca/devolução (91%) e protecção de dados pessoais (91%). O comércio electrónico é visto como uma alternativa , tendo como principais vantagens a possibilidade de conhecer opiniões de outros consumidores (55%), facilidade em comparar preços (47%) e entrega em casa (47%).