Como estão a mudar os hábitos alimentares dos mais novos?

Entre Outubro do ano passado e Maio deste ano, o consumo de leite com chocolate ao pequeno-almoço diminuiu 10%, ao passo que consumo de leite simples aumentou 8%, entre as crianças que participaram no novo projecto-piloto da Nestlé. O consumo de bolos também desceu 4% e o da fruta aumentou 7%, revelando hábitos alimentares mais saudáveis desde que o programa começou junto de 56 turmas do pré-escolar e 1º Ciclo.

Dados obtidos através da iniciativa Jogos Nestlé Crianças Saudáveis, que consiste na realização de sessões lúdico-pedagógicas, indicam ainda que houve um aumento do número de crianças que identificam a água como bebida que deve acompanhar as refeições, reduzindo a zero o número de crianças que escolhe sumo ou refrigerantes para este momento.

Para perceber se o projecto tinha, de facto, alguma influência na mudança de comportamentos, foram realizadas as mesmas perguntas em fases diferentes. No caso dos hidratos de carbono, por exemplo, apenas 27% das crianças respondeu correctamente relativamente ao número de colheres de arroz que deve comer, numa fase inicial do projecto. No final, 67% acertou: três colheres.

O projecto-piloto foi realizado no âmbito do programa educativo “Nestlé Crianças Saudáveis”, implementado em 1999 pela Nestlé Portugal em parceria com a direcção-geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência.

Artigos relacionados