APECOM abre inscrições para Prémios Reputação

premios_reputacaoEstão desde hoje abertas as candidaturas aos Prémios Reputação organizados pela Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM). As inscrições deverão ser apresentadas online até ao dia 26 de Novembro, num site (www.premios-reputacao.pt) criado especificamente para o efeito pela APECOM.

Salvador da Cunha, presidente da APECOM, explicou que se trata da principal iniciativa que a associação terá para este mandato e que visa promover a comunicação e relações públicas como actividade emergente no panorama de marketing. “Pretendemos promover o sector e fazer com que os trabalhos desenvolvidos passem a ser mais visíveis”, explica o presidente da APECOM. A associação quer inclusive arranjar forma de publicar os trabalhos vencedores, mas essa possibilidade está ainda dependente de arranjarem patrocinador.

Depois de terminado o prazo de candidaturas, o júri (composto por jornalistas, directores de comunicação de empresas e directores de agências de comunicação associadas da APECOM) fará a votação online até ao fim de Dezembro, altura em que será dada a conhecer a shortlist. Na primeira quinzena de Janeiro de 2011 haverá uma reunião presencial com todos os membros do júri que apurará os vencedores. No jantar de gala, que acontecerá ainda no mês de Janeiro, serão dados a conhecer os vencedores da edição num evento que a associação pretende que seja uma oportunidade dos profissionais de comunicação fazerem networking. “Vamos promover a venda de mesas a empresas para que não seja apenas o director-geral a ir receber o prémio, mas também as pessoas que desenvolveram o trabalho inscrito”, explica Luís Rosendo, secretário da direcção da AEPCOM.

A inscrição de trabalhos para os Prémios Reputação tem o valor de 150 euros (com 20% de desconto no caso de associados da APECOM). Se um mesmo trabalho for inscrito em mais do que uma categoria, por cada inscrição a mais serão cobrados 100 euros. Na primeira edição serão aceites trabalhos realizados entre Setembro de 2009 e Setembro de 2010.

As inscrições estão abertas a clientes, consultoras de comunicação e relações públicas, associações, organizações públicas ou privadas. O único requisito é que sejam trabalhos que tenham componente de relações públicas em qualquer das suas vertentes e que tenham sido desenvolvidos em ou a partir de Portugal.

Os prémios dividem-se em três grandes áreas: “Prémios Especiais”, “Sectores de Actividade” e “Áreas de Prática e Suportes”, num total de 29 categorias. A APECOM pretende que estes prémios passem a ser anuais, mas admite que dependerá da resposta que o mercado der.

Artigos relacionados