Solução de estacionamento vence Big Smart Cities

A quarta edição do Big Smart Cities entregou a vitória à Parqly, uma startup portuguesa que quer resolver os problemas de estacionamento das cidades. A base é, para já, uma aplicação móvel que fornece informação sobre o parque de estacionamento mais adequado para os condutores tendo em conta critérios como proximidade, ocupação ou preço. Depois, a app permite também pagar o estacionamento através do smartphone.

Ao vencer a competição promovida pela Vodafone e pela Ericsson, a Parqly recebe um prémio de 10 mil euros e ainda a oportunidade de incubação no Vodafone Power Lab. A Parqly vai também viajar até Estocolmo para conhecer a sede da Ericsson e os seus pólos de inovação.

Com mais de 230 equipas a concurso, o Big Smar Cities atribuiu ainda três menções honrosas. O Vodafone New Generation Networks foi entregue a Take My Dronie, solução que junta selfies e drones. O Ericsson Internet of Things foi para a Movtz, tecnologia que transforma qualquer ficha eléctrica em ponto de recarga de veículos eléctricos. Por fim, o Prémio do Público foi conquistado pelo Ledviser, dispositivo wearable que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e travar.

Artigos relacionados