Viajar: pagar com cartão ou levantar dinheiro?

Um estudo realizado pela TNS Infratest para a MasterCard revela que fica mais barato realizar pagamentos electrónicos quando se está em viagem fora de Portugal do que utilizar o câmbio ou levantamento de dinheiro em ATMs. Além disso, o estudo indica que esta forma de pagamento é mais segura, rápida e conveniente para os viajantes europeus.

As conclusões têm por base a análise de 25 rotas de viagem e nove maneiras de pagar ou obter dinheiro estrangeiro. Em todos os casos testados, garante o estudo, a utilização de um cartão electrónico no ponto de venda constituiu o modo de pagamento com menos custos associados para o viajante, mesmo que a viagem passe por fora da zona euro. Caso a viagem aconteça dentro da zona euro, não existe nenhum custo ao pagar com cartão.

O mesmo estudo alerta ainda para a valorização da comodidade. Pagamentos móveis ou com tecnologia contactless contribuem para compras mais rápidas e filas menores nas caixas. Paulo Raposo, country manager da MasterCard para Portugal, considera que «as pessoas não tendem a considerar o pagamento de forma proactiva, é um meio para um fim, mas os pagamentos podem transformar uma experiência».

Artigos relacionados