Derrame de petróleo inverte plano de meios da BP
Após o derrame de petróleo no Golfe do México, a BP investiu mais de 100 milhões de dólares em publicidade. E se grande parte desse dinheiro se destinou à televisão, outra fatia substancial desse orçamento foi canalizada para um meio que, por norma, a BP não dedica muita atenção: os resultados de pesquisa do Google.
Segundo um documento do Google que a Advertising Age teve acesso, a BP passou de um investimento mensal de 57 mil dólares em marketing de motores de busca para no mês de Junho ter atingindo perto 3,6 milhões de dólares à Google, passando ser um dos seus principais anunciantes.
O mesmo documento refere que a BP comprou as palavras-chave associadas a desastres naturais, tais como “derrame de petróleo” ou “fuga”, com o objectivo de competir com as notícias e imagens de animais cobertos de petróleo. Esta acção fazia parte de uma estratégia digital mais ampla desenvolvida pela agência Ogilvy & Mather, onde se incluía também redes sociais e um microsite específico.
A título de comparação, durante o mês de Junho, a AT&T foi a marca que mais investiu no motor de busca com 8 milhões de euros (e recorde-se que esse foi o mês do lançamento do iPhone 4, que nos Estados Unidos da América é comercializado pela AT&T), seguida pelo Apollo Group com 6,67 milhões de dólares, a Expedia com 5,95 milhões de dólares, a Amazon com 5,85 milhões de dólares, o eBay com 4,25 milhões de dólares e a citada BP com 3,59 milhões de dólares.