5 tendências globais que estão a controlar o consumo
A Smollan, empresa dedicada a soluções para Retalho a nível internacional, reuniu as cinco tendências que acredita que vão controlar o consumo global deste ano. Desde a importância da conectividade aos programas de fidelização, passando pela exigência do on-demand não só na televisão mas também noutras experiências de compra.
1 – Consumidores constantemente ligados
Os consumidores de hoje querem estar ligados à Internet sem interrupções e esperam que do outro lado esteja alguém para os ouvir. Isto significa que também as marcas e negócios têm de estar ligados e disponíveis para responder a questões, dúvidas, sugestões ou reclamações e, além disto, disponíveis para providenciar uma solução de comércio online. A Smollan cita um estudo da Accenture para explicar esta tendência: “Cerca de 75% dos consumidores em mercados desenvolvidos admitem preferir utilizar o seu equipamento móvel do que pedir ajuda a um comerciante.”
2 – A loja do futuro
Tablets no interior de lojas físicas será um dado praticamente adquirido. O objectivo da implementação destes equipamentos é melhorar a experiência do consumidor e acelerar o processo de compra. Mas mais do que tablets, o caminho passa pela Internet das Coisa, útil para criar actividades interactivas e para desenvolver uma sensação de comunidade.
3 – Criar experiências de compra “engaging”
Para ganhar a lealdade dos consumidores é importante construir experiências de compra que sejam relevantes, personalizadas e, acima de tudo, “engaging”, ou seja, que envolvam o consumidor. Para conseguir isto, explica a Smollan, os retalhistas podem utilizar alguns dados dos consumidores para entendê-los melhor, antecipar as suas necessidades e até criar promoções e produtos especiais.
4 – A evolução dos programas de fidelização
Os programas de fidelização tradicionais não vão sobreviver ao ambiente de retalho de hoje. Receber pontos por compras já não é suficiente, uma vez que os consumidores estão dispostos a trocar informações por promoções. Isto também é bom para as marcas porque, deste modo, podem obter dados mais correctos sobre os seus clientes.
5 – A economia on-demand
Gratificação imediata é uma das exigências das novas gerações. Os consumidores sabem o que querem e querem-no já, pelo que soluções como o botão Dash da Amazon ou a possibilidade de pedir pizzas da Domino’s através de emojis são bons exemplos.