Maquilhagem: YouTube é mais importante do que opinião masculina

Já lá vai o tempo em que as mulheres não saiam de casa sem a aprovação masculina. Um estudo realizado pela L’Oréal Portugal em colaboração com a Nova Information Managerment School da Universidade Nova de Lisboa revela que a opinião dos homens é secundária e que o YouTube e as amigas são as novas referências.

As mulheres, entre os 18 e os 34 anos, que participaram no estudo explicam o porquê de os homens não terem um papel activo: «Os homens dizem que gostam de ver as mulheres sem maquilhagem, todavia não conseguem perceber se uma mulher está realmente maquilhada.» Quanto à crescente importância do YouTube, com os seus tutoriais e conselhos de todos os pontos do planeta, as respostas das inquiridas levam a crer que, hoje, muitas vezes são as filhas que ensinam as mães a maquilhar-se.

O estudo “Advanced Make-Up Social Lab” revela, deste modo, que as mulheres desta geração são verdadeiras influenciadoras, desempenhando o papel de educadoras e não de aprendizes. Estas mulheres, que representam cerca de 60% do valor da categoria de maquilhagem em Portugal, pretendem “ter um papel na sociedade totalmente diferente ao assumido pela geração anterior, demonstrando uma atitude mais positiva em relação ao uso de maquilhagem, reforçando o conceito de ‘make-up everywhere’”.

Inês Caldeira, directora-geral da L’Oréal Portugal, refere que existem mitos no País «em relação à maquilhagem que importa desmistificar porque influenciam o comportamento das mulheres e a consequente penetração destes produtos bem como a sua utilização». A responsável conta ainda que as conclusões retiradas do estudo são importantes para delinear a estratégia de Marketing da marca.

O mesmo estudo indica ainda que 71% das mulheres portuguesas se maquilha, número que fica abaixo dos 83% registados a nível europeu, e que aproximadamente 35% considera que a maquilhagem confere um ar pouco natural.

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