Fazer diferente
Maria João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
Editorial publicado na edição de Fevereiro de 2015 da revista Marketeer
Ricardo Carvalho, Marco Alves, Nuno Pimenta e Marta Leitão. Os nomes, por si, ainda não dizem nada. Mas a marca que lançaram, em conjunto, já dá cartas no mercado. Chama-se BonMignon e há quem a considere a nova Farfetch, só que de marcas independentes de roupa para bebés e crianças.
Ricardo, Marco, Nuno e Marta são empreendedores. Dos que tanto se fala, hoje. Juntam-se a um leque cada vez mais alargado de portugueses que deixaram de procurar empregos à saída das faculdades para, em vez disso, montarem os seus próprios negócios e voarem mais alto.
O espírito está aí e é real. Basta ver o número crescente de startups, de hubs, centros de partilha de espaço, ou mesmo de conferências e oradores.
O primeiro estudo sobre scaleups tecnológicas, startups que já angariaram mais de um milhão de dólares em financiamento, mostra que Portugal se aproximou nos últimos anos de países como Espanha e Itália, ao serem identificadas 40 scaleups.
Nesta edição da Marketeer temos mais casos, como já é nosso hábito. Porque entendemos que, além das marcas com raízes, há anos implementadas e muitas das quais multinacionais e globais, é importante dar a conhecer o que de bom se faz em Portugal. Eventualmente, os novos gestores e grandes empresários de amanhã.
Por isso, à BonMignon acrescentamos o caso da Educabiz, uma plataforma de gestão educativa que pretende simplificar as interacções das instituições com os encarregados de educação. É o resultado de dois anos de trabalho de Jorge Baptista e José Carlos Medeiros e que, com seis meses de actividade, já foi parcialmente adquirida pela Sysnovare, a spin-off da Universidade do Porto (UP).
E, pelo meio, lembramos a existência da Medbone, empresa criada por Cláudia Ranito – uma jovem engenheira de materiais – e que hoje é responsável pela produção de osso sintético utilizado em salas operatórias de hospitais espalhados por cerca de 50 países, como Espanha, Reino Unido, Bélgica, Argentina, Itália, Turquia, Tailândia ou Camboja.
Também desde o início de 2016 que todas as edições da Marketeer passaram a incluir uma nova secção: precisamente, Empreendedores. Em Fevereiro, o caso é o da Sigma- Pack, empresa lançada por Nuno Gonçalves (43 anos) e Raquel Gonçalves (34 anos), a que se juntou Mário Marques (41 anos) e que tem urnas biodegradáveis, das quais nascem faias, pinheiros ou carvalhos!