Empresas devem promover colaboração e networking
Colaboração e networking devem ser palavras de ordem para as empresas que querem ser bem-sucedidas. Quem o diz é o estudo da Forrester Research, divulgado, agora, pela Microsoft Portugal, e que coloca a ênfase num novo tipo de ambiente de trabalho: “Mais criativo, colaborativo e sem rotinas, uma vez que trabalham em simultâneo em vários projectos.”
Os responsáveis pelo novo ambiente de trabalho são os Millennials que estão a obrigar as empresas a acompanharem as suas expectativas a nível profissional, nas quais se inclui a utilização da internet e meios digitais como algo natural. O problema está no facto de as empresas ainda não estarem pensadas para o mundo digital, segundo o estudo “Digitalizing Your Business Strategy – Creating Value for Customers in the Digital Age”. A solução poderá estar na integração de Millennials no processo de transformação digital, já que esta é a geração com melhores competências neste campo.
Estabelecida a falta que os Millennials fazem às empresas, resta saber como atraí-los e retê-los. E aqui voltamos ao pensamento inicial: colaboração e networking devem ser palavras de ordem. “Para atrair os jovens talentos e criar este novo modo de trabalhar, as empresas precisam de lhes garantir as ferramentas que permitem o networking e a colaboração. Isto pode ser possível atraindo e retendo o talento usando as redes sociais, encorajando as equipas a resolverem os problemas em grupo ou dando-lhes as tecnologias que lhes são familiares e que os ajudam a cumprir os seus objetivos.”
A Microsoft ajuda
Partindo das conclusões do estudo da Forrester Research, a Microsoft lembra algumas das ferramentas que tem ao dispor deste novo tipo de ambiente de trabalho e da digitalização das empresas. Exemplo disso é a possibilidade de co-autoria no Word, PowerPoint e One Note, a integração do Skype nas aplicações Office Online e ainda o lançamento do Office Sway, que permite criar histórias interactivas e partilháveis através da internet.