Vendas de retalho da Sonae atingiram 4,85 mil milhões de euros
Todas as unidades de negócio de retalho da Sonae registaram, em 2015, uma variação positiva face a 2014. Ao todo, as vendas cresceram 0,7% para 4,85 mil milhões de euros, de acordo com os valores preliminares anunciados pela empresa. “Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso dos novos conceitos de loja, na aposta no omni-canal e na crescente internacionalização das insígnias da Sonae”, afirma a Sonae em comunicado.
Quanto à Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, o crescimento foi de 0,8% em relação a 2014, alcançando 3,49 mil milhões de euros. No último ano, a Sonae MC inaugurou 11 lojas Continente Bom Dia, dois Continente Modelo e ainda superou o objectivo de 200 lojas Meu Super. No segmento e-commerce, a Sonae MC destaca ainda o desempenho positivo, tendo aumentado o volume de negócios em 7,9%.
Já a Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, registou 1,29 mil milhões de euros em volume de negócios, o que representa uma subida de 0,4% em relação ao ano anterior. A unidade internacional consolidada aumentou o volume de negócios em 5,1% para 378 milhões de euros, “em resultado da evolução positiva dos negócios de electrónica e desporto em Espanha”. Destaque ainda para a aquisição da Losan, em Novembro de 2015, por parte da Sonae SR.
No seu todo, a Sonae abriu 96 lojas a nível mundial e alargou a sua operação a oito novos mercados. No final de 2015, a Sonae MC registava 746 lojas próprias e em franchising e a Sonae SR totalizava 585 unidades, repartidas por 27 países.