Francisco Pedro Pinto Balsemão é o novo CEO da Impresa

Pedro Norton vai deixar o cargo de CEO da Impresa a 6 de Março, passando o testemunho a Francisco Pedro Pinto Balsemão. Em carta enviada aos meios de comunicação social, Pedro Norton afirma que «a vida faz-se de ciclos», pelo que tomou «a decisão mais difícil» da sua vida profissional, a de deixar a Impresa. A razão? «O meu futuro é uma página em branco mas sempre fui um homem livre e sinto, em consciência, e na sequência de um muito longo período de maturação, que é chegada a altura certa, para a Impresa e para mim, de fechar um ciclo e de abrir outro.»

Francisco Pinto Balsemão, por seu lado, refere também numa carta que Pedro Norton já tinha demonstrado a sua vontade de «dedicar a sua vida profissional a outras áreas de actividade e, por conseguinte, a outras entidades empresariais». Por mútuo acordo, continua, ficou decidido que a sua saída seria ultimada apenas após o fecho do Orçamento para 2016 e ainda a assinatura de contratos importantes como é o caso da Vodafone e da Meo.

Para o cargo de CEO, o presidente do grupo nomeou Francisco Pedro Presas Pinto Balsemão, proposta que foi aprovada por unanimidade. Com 35 anos, é licenciado em Direito pela Universidade nova de Lisboa, e mestre também em Direito pela Universidade de Oxford.

Depois de trabalhar como advogado na Linklaters e como consultor de recursos humanos na Heidrick & Struggles, integrou a Impresa em 2009 como director de Recursos Humanos. É membro da Comissão Executiva e COO do Grupo Impresa, com os pelouros de Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Sustentabilidade, desde Outubro de 2012.

Artigos relacionados