Português procura financiamento para reinventar jeans
Miguel Carvalho passou os últimos cinco anos a desenhar umas calças de ganga capazes de se adaptarem ao movimento e de reduzir a pressão e temperatura quando nos sentamos. Agora, para colocar a ideia em prática, o engenheiro português, que trabalhou em conjunto co um professor e médico norte-americano, lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma internacional Kickstarter.
As FYT Jeans pretendem eliminar possíveis riscos de saúde associados à utilização de calças de ganga e aumentar o conforto. Para que as mesmas se tornem realidade e arranquem as vendas na Europa e nos Estados Unidos da América são necessários 30 mil euros. Online desde 25 de Novembro, a campanha no Kickstarter já angariou cerca de três mil euros através do apoio de 31 pessoas.
A produção dos jeans será feita em Portugal, garantem os criadores em comunicado, ainda que a startup por detrás dos FYT Jeans esteja baseada em Cambridge. O objectivo é começar a fazer entregas gratuitas ainda este ano.
O investigador e professor de Engenharia Textil explica ainda que as calças de ganga que ajudou a criar «se adaptam perfeitamente aos movimentos e características de cada corpo, sendo totalmente confortáveis sem sacrificar o estilo». Estão, neste momento, registadas patentes para modelos de homem e de mulher.