Relógio modular a caminho

O Blocks é um smartwatch personalizável que coloca no consumidor o poder de escolher que funções são mais importantes. Os seus criadores lançaram uma campanha de crowdfunding no Kickstarter com o objectivo de angariar 250 mil dólares mas, ainda com 36 dias para terminar, o montante já foi ultrapassado. Com a ajuda de 1789 pessoas, até agora, o Blocks já tem mais de 500 mil dólares para seguir em frente.

O Blocks deve chegar às mãos de quem apoiou o projecto no Kickstarter em Maio do próximo ano e promete ser “à prova do futuro – o último smartwatch de que precisará”. Isto porque como o relógio é construído por módulos, existe sempre a possibilidade de trocar determinada função por outra e ir adequando o Blocks às diferentes fases da vida de cada um.

Os seus criadores explicam, na plataforma de crowdfunding, que existem demasiadas funções disponíveis mas que o espaço limitado não permite que todas coexistam em simultâneo. «Embora diferentes sensores possam ser integrados num equipamento wearable, o espaço é sempre um factor limitativo. Isto faz com que as tecnológicas seleccionem as ferramentas que são adequadas para “todas as pessoas” e nos forcem a comprometer aquilo que realmente queremos.»

A Google tem estado a trabalhar numa ideia semelhante mas na área dos smartphones. O Project Aria consiste num telemóvel modular que também pode ser personalizado de acordo com as preferências e necessidades de cada utilizador. Recentemente, a Google anunciou ter adiado o lançamento do Aria para 2016.

Artigos relacionados