Quim e Manecas homenageados no Amadora BD 2015
De 23 de Outubro a 11 de Novembro, realiza-se a 26ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada, mais conhecido por Amadora BD. Este ano, o tema do evento é “A Criança na BD” pelo que a organização decidiu prestar especial homenagem aos cem anos de Quim e Manecas, personagens de Stuart Carvalhais.
A Widegris é responsável pela identidade visual desta edição do Amadora BD, tendo, por um lado utilizado algumas das características mais icónicas das duas personagens, como a paleta de cores ou os padrões, e por outro, ido buscar inspiração aos parques de diversões e feiras populares. Os responsáveis pela imagem do evento referem ainda, em comunicado, que «apresentar estas crianças, na sua génese, originalidade, traquinas, inventivas, atrevidas, emancipadas é a melhor forma de debater o tema da criança e da infância hoje, comunicar a obra de Stuart Carvalhais e ser eficaz no objectivo de registar o pioneirismo de um português na história da banda desenhada contemporânea europeia».
A exposição central, no Fórum Luís de Camões, é comissariada por João Paulo de Paiva Boléo em colaboração com Pedro Moura e pretende aprofundar o tema, incluindo peças de desenhos tão conhecidos como Peanuts, Mafalda e Calvin & Hobbes – considerado um trio de crianças filósofas. Haverá espaço ainda para uma exposição alargada sobre o Ano Editorial Português, a cargo dos comissários Sara Figueiredo Costa e Luís Salvado. Neste caso, o objectivo é mostrar o que se fez em Portugal desde a última edição do Amadora BD e tentar provar que apesar de pertencer a um nicho, a banda desenhada tem crescido em número, em qualidade e em público.
Organizado pela Câmara Municipal da Amadora, o evento terá também exposições dedicadas aos álbuns premiados em diferentes categorias nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2014.