2% das notícias portuguesas são sobre os refugiados

Em 49 milhões de artigos noticiosos de 45 países europeus, 2,3% referem-se ao tema dos refugiados. A Cision encontrou aproximadamente 1,1 milhões de conteúdos sobre o assunto nos media digitais destes países, sendo que Portugal aparece em 22º lugar na lista dos que mais falam sobre a crise dos refugiados.

Ao todo, foram publicadas 16.975 notícias, o que representa 2% do bolo total dos conteúdos noticiosos partilhados entre 1 de Julho e 23 de Setembro de 2015, no nosso País. Contudo, o país que mais destaque deu ao tema nas suas escolhas editoriais, de acordo com a infografia “A crise dos refugiados nos media europeus” foi a Dinamarca com 6,2% do total de notícias dedicado à crise do Mediterrâneo. Segue-se a Alemanha com 4,6%, a Aústria com 4,5% e a Húngria, um dos países mais implicados no assunto, com 3,7%.

Já o número de notícias na Cróacia e a Sérvia, países vizinhos por onde também têm passado milhares de refugiados, representam 2,8% e 2,6% do total, respectivamente. Do outro lado da infografia, na lista dos países com menos espaço editorial dedicado ao tema encontram-se a Bielorrússia, a Ucrânia e a Rússica, com valores de 0,3% para o primeiro e de 0,2% para os dois últimos, indica a Cision.

Artigos relacionados