JP–IK apresenta escola pop up na Colômbia
Villa del Rosario, na Colômbia, foi a localidade escolhida para implementar a primeira escola pop up da JP – inspiring knowledge (JP-IK), empresa portuguesa conhecida pela produção do computador Magalhães. A acção faz parte da iniciativa “Nenhuma criança sem escola, nenhuma escola sem conectividade nas Américas” que tem levado a tecnológica a trabalhar nos países da América Latina.
O objectivo da escola pop up, desenvolvida em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), é levar as novas tecnologias a crianças deslocadas dos seus lares e famílias. Equipada com todos os dispositivos tecnológicos e sistemas de conectividade necessários, o espaço “constitui um centro de recursos educativos que ficará acessível não só a estes alunos, mas a toda a comunidade local”, como é explicado em comunicado.
Luis Almagro, secretário-geral da OEA, refere que a implementação desta escola é um claro exemplo das acções que a OEA tem no terreno para assegurar uma das suas maiores prioridades: o respeito pelos direitos das crianças. Já Jorge Sá Couto, presidente do conselho de administração da JP-IK, garante que «é possível eliminar as barreiras à educação na América Latina», e avança que, a curto-prazo, está previsto equipar mais três salas de aula na mesma província colombiana.
O projecto está a ser coordenado também com o apoio da Virtual Educa, entidade multilateral da OEA para a educação.