Wikipedia bloqueia contas pagas

Qualquer pessoa pode escrever na Wikipedia gratuitamente, criando um tópico novo ou simplesmente editando um que já exista. No entanto, há quem faça disso trabalho e seja pago para editar determinados assuntos de modo a terem informações mais correctas ou, então, em casos referentes a pessoas, por exemplo, dados mais benéficos para quem está a pagar.

A Wikipedia anunciou ter bloqueado 381 contas de utilizadores da versão inglesa do portal por isso mesmo. Numa publicação oficial, os editores da Wikipedia que levaram a cabo a investigação explicam que encontraram razões para acreditar que alguns dos textos eram maliciosos e que poderiam mesmo ser considerados extorsão. Nestes casos, a situação invertia-se, sendo que eram os utilizadores da Wikipedia a procurar as pessoas ou entidades referidas nos tópicos para pedir dinheiro em troca de um texto.

Juntamente com as mais de 300 contas bloqueadas, o portal eliminou 210 artigos criados pelos utilizadores destas contas. A maioria dos tópicos dizia respeito a negócios, empresários e artistas.

Artigos relacionados