Porque não vemos mais automóveis cor-de-laranja?
A maioria dos automóveis com os quais nos cruzamos nas estradas são pretos, cinzentos ou brancos e parece haver uma explicação para isso. Um estudo realizado pelo grupo especializado em tintas PPG no último ano revela que a cor escolhida na altura de comprar um novo automóvel pode ser influenciada pelo humor, pela necessidade de compromisso e até pelo tempo de espera.
O que acontece, explica Jane E. Harrington, responsável da PPG para a cor de automóveis, é que os consumidores até podem ficar atraídos pelas cores mais exuberantes que surgem, habitualmente, nos anúncios e campanhas das marcas, mas não conseguem comprometer-com com elas. «Eles pensam, ‘Consigo mesmo ter aquela cor durante cinco anos?’», exemplifica a executiva, citada pela Adweek.
A disponibilidade da cor também é um factor de peso. Geralmente, os stands têm apenas duas ou três cores preparadas – preto, cinzento e branco –, pelo que optar por outro tom pode implicar tempos de espera mais elevadas, algo a que nem todos os consumidores estão dispostos.
Ainda assim, apesar de nos últimos cinco anos as cores neutras terem dominado os automóveis, sendo que o branco é mesmo a cor mais popular em todo o mundo, a PPG prevê uma ligeira alteração neste cenário. Nos últimos dois anos, a popularidade dos veículos prateados e cinzentos caiu 7%.