Portugueses cada vez mais adeptos das compras online

Em 2014, foram efectuadas 12,9 milhões de compras online, em Portugal, o que resultou em mais de 922 milhões de euros gastos através de plataformas de e-commerce. Comparativamente a 2013, o número de compras aumentou 14,2% e o dinheiro despendido subiu 10,4%, refere o estudo “Online Consumer Payments Analytics”, elaborado pela Sibs em parceria com a Datamonitor.

Se andarmos ainda mais para trás no tempo, o mesmo estudo revela que, nos últimos cinco anos, as compras online subiram 1,5 mil milhões de euros a uma média de 375 milhões de euros por ano.

A conclusão é de que os portugueses estão cada vez mais abertos à ideia de comprar artigos em sites de comércio electrónico, ainda que continuem longe de chegar aos níveis de países como o Reino Unido, Suécia e Holanda, líderes europeus neste campo.

O consumo médio de uma família portuguesa, por ano, em comércio online é de 600 euros, o mesmo que em Itália, ao passo que no Reino Unido é de quatro mil euros.

As estadias em hotéis e os bilhetes de avião são os itens que lideram a lista de compras online em Portugal, tal como acontece nos restantes países europeus, e o método de pagamento mais utilizado é o cartão de crédito.

Também o comércio electrónico mobile tem registado níveis de adesão crescentes. O estudo da Sibs e da Datamonitor indica que a quota do comércio móvel em Portugal rondava os 8% do consumo total online em 2014, percentagem superior à registada em Itália ou França.

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