Que marcas quer ver no seu Facebook?

A mais recente actualização do Facebook diz respeito ao News Feed, ou seja, às publicações que surgem no mural da página principal de cada um na rede social. A partir de agora, é dada aos utilizadores a opção de escolherem de que amigos querem ver histórias e partilhas, sendo que serão esses a aparecer no início do mural, deixando todos os restantes para o fim da página, onde quase ninguém chega.

A mesma mecânica vai ser aplicada também às páginas que não são perfis pessoais, incluindo, assim, as marcas. Os utilizadores poderão escolher que marcas querem ver no seu Facebook, garantindo que todas as partilhas surgem em primeiro plano quando o ecrã inicial é aberto.

Isto não significa que o famoso algoritmo do Facebook desapareça, significa apenas que os fãs da rede social têm, agora, mais poder de escolha, já que depois de seleccionados os amigos e as páginas que mais importância têm, o algoritmo continuará o seu trabalho, escolhendo quais as publicações que têm mais relevância dentro do grupo escolhido previamente pelo utilizador.

Apesar de Greg Marra, director de produto do News Feed do Facebook, garantir ao TechCrunch que a mudança não terá grande impacto para os marketeers, a verdade é que as marcas podem, pelo menos, incentivar os seus fãs a priorizar as suas publicações. Caso isto aconteça, o dinheiro gasto em publicações patrocinadas não será em vão, como se verifica, hoje. Actualmente, mesmo investindo em conteúdos pagos, não existe nenhuma garantia de que a publicação surja no topo do mural, situação que poderá mudar com as novas alterações no Facebook.

Artigos relacionados