![apel](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2015/06/apel1.jpg)
Qual é a livraria preferida dos portugueses?
A das Artes é a livraria preferida dos portugueses. Em Sines desde 2003, esta livraria foi a mais votada no concurso promovido pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no âmbito do programa “Ler em Todo o Lado”.
O espaço alentejano dedica-se não só aos livros mas também à música, ao artesanato e às artes plásticas, factores que terão ajudado para que a A das Artes fosse eleita a preferida, tendo em conta livrarias de todo o País.
O segundo lugar foi conquistado pela livraria Arquivo, em Leiria, presente na cidade desde os anos 80 constituindo, por isso, uma referência cultural. O espaço funciona ainda como galeria, auditório e cafetaria.
A livraria infantil Aqui Há Gato, em Santarém, ficou na terceira posição, pelo segundo ano consecutivo. Para além de livros dedicados aos mais novos, a livraria ribatejana promove também sessões de histórias e de teatro.
Em quarto e quinto lugar ficaram as livrarias Traga-Mundos, em Vila Real, e a Barata, em Lisboa, respectivamente. Na edição de 2015 registou-se a participação de 2500 portugueses através de votação online.
O programa “Ler em Todo o Lado” distingue também livrarias portuguesas noutras categorias:
Prémio Melhor Ambiente: Livraria Aquivo, em Leiria
Prémio Melhor Atendimento: A das Artes, em Sines
Melhor Catálogo: FNAC Chiado, em Lisboa
Prémio Conveniência de Serviços: Livraria Barata, em Lisboa