Mitsubishi e o Grupo PSA Peugeot Citroën em cooperação para a construção de um SUV
A Mitsubishi Motors Corporation e o Grupo PSA Peugeot Citroën anunciaram uma nova parceria para o desenvolvimento de um SUV de tamanho médio.
Este acordo prevê o desenvolvimento e a adaptação pelas marcas Peugeot e Citroën de um SUV de tamanho médio sobre a base de uma plataforma Mitsubishi já existente.
Com lançamento fixado para o início de 2012 na Europa, estes novos SUV compactos terão estilo específico para a Peugeot e para a Citroën, partilhando um alargado número de componentes com o modelo de base da Mitsubishi (conhecido no Japão como RVR e na Europa como ASX).
Os modelos serão propostos com tracção a 2 ou a 4 rodas. O volume previsto para a Peugeot e a Citroën alcançará as 50 mil unidades por ano para as duas marcas.
No âmbito deste acordo, a PSA Peugeot Citroën utilizará o seu motor 1.6 HDI FAP para os seus modelos. As emissões de CO2 previstas com este motor serão particularmente baixas para este tipo de veículo, sendo o objectivo de 123 gr/km de CO2 /km e menos de 4,7 litros aos 100 kms para a versão
de duas rodas motrizes.
Esta é a quarta vez que os dois parceiros assinam uma parceria, depois dos SUV Mitsubishi Outlander, Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser em 2005, da construção de uma fábrica comum na Rússia e a comercialização na Europa no final de 2010 dos veículos eléctricos Peugeot i-On e Citroën C-Zero, baseados no Mitsubishi i MiEV.