Backup Memory: a app para doentes com Alzheimer

Desenvolvida por voluntários da Samsung e nascida na divisão tunisina da empresa, a Backup Memory é uma aplicação móvel criada para ajudar os doentes com Alzheimer durante o seu dia-a-dia.

Azer Jaafoura, director de Marketing Mobile na Samsung Electronics Tunisia (SETN), explica que o objectivo da aplicação é também apoiar as pessoas que já ajudam habitualmente estes doentes. De acordo com o executivo, embora o Alzheimer não tenha cura, “os estudos mais recentes mostram que os estímulos mentais sob a forma de lembretes regulares de eventos do passado podem potencialmente abrandar a progressão da doença.”

A Backup Memory funciona, por isso, como um estimulador de memória que é capaz de identificar membros da família e amigos e contar as histórias associadas a cada relação através de fotografias e vídeos. Os conteúdos são partilhados via bluetooth interligando todos os equipamentos que estejam a utilizar a app num raio de dez metros.

Os benefícios da aplicação já foram testados e apresentaram resultados positivos mas a equipa da SETN promete continuar a trabalhar para optimizar a Backup Memory. O caminho passará por incluir funcionalidades que permitam localizar o doente em tempo real.

A aplicação para smartphone foi desenvolvida em parceria com a 3SG BBDO com apoio da Associação Tunisina de Alzheimer e está disponível no Google Play, em inglês e francês.

Artigos relacionados