Maioria dos políticos portugueses sem asas no Twitter

Só os deputados “mais ambiciosos” ou os eurodeputados – por estarem fisicamente longe – recorrem mais intensamente à rede de microblogging, conclui um estudo desenvolvido pela Imago – Llorente & Cuenca, com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa.

O estudo chama-se “Top 50 Mapa de Poder na Rede – Políticos Influentes no Twitter” e tem como objectivo identificar, medir e comparar a influência dos políticos portugueses naquela rede de microblogging. Uma das principais conclusões é que a maior influência digital surge dentro dos partidos da oposição, com Rui Tavares, fundador do partido Livre, a ser o mais influente do top 10, com 73,2%.

Rui Tavares é seguido, no ranking dos 10 mais influentes, por João Galamba (deputado pelo PS), Michael Seufert (deputado pelo CDS-PP), Carlos Zorrinho (eurodeputado pelo PS), Durão Barroso (ex-presidente da Comissão Europeia), Ana Gomes (eurodeputada pelo PS), Paulo Pedroso (ex-deputado pelo PS), Edite Estrela (eurodeputada pelo PS), Joana Amaral Dias (sem-afiliação) e Catarina Martins (porta-voz do BE).

Caso a atribuição dos lugares na Assembleia da República tivesse por base a influência online dos deputados, o PS seria o partido com o maior número, destaca o estudo.

O Twitter foi o objecto de estudo por ser considerado “o expoente máximo da influência online”, onde são difundidas ideias, visões e opiniões políticas, de forma concisa e rápida, numa perspectiva mais individual que partidária, e possibilita criar relações com os seguidores. A análise ocorreu entre os meses de Janeiro e Fevereiro a 618 políticos portugueses no activo e teve por base cinco indicadores: número de seguidores, menções, retweets, influência automática e presença noutros espaços web.

Artigos relacionados