Comercial faz o pleno das audiências
Estação do Grupo MCR lidera os índices de audiência acumulada de véspera, share de audiências e reach semanal, revelam os últimos dados da Marktest.
A Rádio Comercial manteve o estatuto de rádio líder de audiências, com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 16,2% em Fevereiro, seguida da RFM, que registou um AAV de 15,3%, de acordo com os dados da 1.ª vaga de 2015 do Bareme de Rádio da Marktest.
Contudo, em comparação com a vaga anterior (Dezembro de 2014), ambas as estações perderam terreno: a Rádio Comercial perdeu 0,1 pontos de AAV, enquanto a RFM registou menos 0,2 pontos de AAV.
Os mais recentes dados da Marktest mostram que a Rádio Comercial obteve ainda um reach semanal de 32,6%, ultrapassando desta forma a RFM (31,8%), que liderava este indicador na última vaga do estudo. Quanto ao share de audiências, a Rádio Comercial registou 23,6% e a RFM 21,3%. Ainda assim, destaca-se a “subida da audiência média do Café da Manhã, que está apenas a 0,5 pp [pontos percentuais] da liderança”, sublinha o Grupo Renascença Comunicação Multimédia, dono da RFM.
Quanto às estatísticas globais dos grupos de media, o cenário inverte-se, uma vez que o Grupo Renascença – que, além da RFM, detém a Renascença, a Mega Hits e a Rádio SIM – mantém a liderança em todos os indicadores, ainda que tenha caído 0,6 pp em share de audiência (para 34,3%) e reach semanal (48%), comparativamente à vaga anterior. Já o Grupo MCR – dono da Rádio Comercial, M80, Cidade e Smooth FM – aproximou-se da liderança nestes dois indicadores, ao subir 1 pp em share de audiência (para 33,8%) e reach semanal (44,4%).