Inovar com criatividade na Galp
Foi apresentada ontem em Lisboa a Galp Create, uma inciativa com três concursos – Arte, Design e Publicidade – que desafia os criativos do País a pensar novas abordagens para a energética.
A Galp Energia apresentou ontem, em Lisboa, a Galp Create, uma iniciativa que envolve três concursos – Arte, Design e Publicidade – que desafiam equipas de jovens universitários, de 1 ou 2 elementos, ou micro-empresas do sector, a criar para a energética.
Durante a apresentação de segunda-feira, que decorreu na sede da Galp, João Torneiro, director de Marketing Oil ibérico, explicou o objectivo deste concurso, que retoma o desafio lançado no ano passado para a reinvenção das garrafas de gás butano da energética, que contou com 1100 inscrições, 400 propostas validadas, cujo resultado chegou a 260 mil utilizadores na sequência da renovação do parque de botijas. «O que estamos a tentar fazer é “business as unusual”, encontrar uma forma de chegar ao público alvo», constata.
O conceito Galp Create, nascido em colaboração com a JWT, pretende ser “uma plataforma para expressão de talento e imaginação, um hub de ideias e inovação”, segundo a empresa.
O concurso de Publicidade é uma novidade no concurso de 2015 e irá focar-se na cadeia de lojas de conveniência da energética, a Tangerina, uma marca que «não tem sido activada com frequência», segundo João Torneiro, apesar da «relevância» do negócio, com 250 lojas em Portugal.
O concurso
O concurso de Arte desafia os concorrentes a criar uma intervenção artística numa garrafa de gás butano 13kg, em estilo livre, sendo seleccionadas 20 propostas que passarão à 2.ª fase. As garrafas escolhidas serão posteriormente apresentadas numa exposição itinerante. O 1.º prémio é de 4000 euros.
No concurso de Design, o repto é de criar uma proposta de design para as garrafas de gás butano 13kg, em estilo condicionado, respeitando os condicionalismos técnicos, em Desenho Técnico e Imagem 3D. As garrafas entrarão posteriormente no circuito de distribuição da energética. O prémio principal é de 3000 euros.
O novo concurso, o de Publicidade, desafia os criativos a produzir o storyboard de um vídeo publicitário em estilo livro de um produto ou serviço Galp a definir em briefing. Serão seleccionadas, para a Fase 2, 10 propostas, que serão posteriormente divulgadas nos meios digitais. Os vencedores ganharão 5000 euros e uma viagem para 2 pessoas aos Cannes Lions.
As inscrições para os três concursos decorrem até 28 de Fevereiro.