Alvalade acolhe LisbonWeek entre 10 e 19 de Abril
A terceira edição do LisbonWeek decorrerá entre 10 a 19 de Abril, em Alvalade, Lisboa, sendo um evento que promete dar a conhecer espaços pouco explorados neste bairro lisboeta através de onze visitas culturais e doze exposições.
O evento, cujo formato passou a ser bienal e a decorrer na época da Páscoa, será o culminar de um ano e meio de levantamento histórico pela equipa do LisbonWeek. Serão assim desvendados segredos de espaços bem conhecidos, como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Complexo dos Coruchéus. Através de visitas culturais diárias, serão dadas a conhecer as perspectivas históricas, arquitectónicas e artísticas de cada um deste locais.
Existirão também passeios no autocarro LisbonWeek, apoiados pela Citirama, que irão proporcionar um olhar diferente sobre o plano urbanístico do bairro de Alvalade. A visita “Lisboa Moderna” irá centrar-se nos principais pontos de Alvalade. A visita de autocarro “Porfírio Pardal Pinheiro” irá explorar a obra do artista por toda a cidade. Este último terá ainda uma exposição dedicado à sua obra, denominada “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”. Tendo como mecenas a Caixa Geral de Depósitos, a exposição terá a curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro e será exibida na Biblioteca Nacional de Portugal. Haverá ainda uma visita, a pé, ao Jardim do Campo Grande, delineada por José Sarmento de Matos.
A programação conta também com outras três exposições. “Encontrar Maria Keil”, uma produção da Associação Cultural Turística Urbana”, irá expôr as principais obras da pintora na estação de metro de Alvalade. O grupo Urban Sketchers irá captar o ambiente do bairro de Alvalade e apresentar os desenhos na Reitoria da Universidade de Lisboa. Por fim, “Vanguarda”, será uma exposição de fotografias que retrata o quotidiano de Alvalade na década de 50. Com imagens disponibilizadas pelo Arquivo Municipal, as obras poderão ser apreciadas no Centro Comercial Alvalade.
O teatro também marcará presença nesta edição do LisbonWeek através da peça “E Morreram Felizes para Sempre”. O espectáculo, da autoria de Nuno Moreira e direcção de actores de Ana Padrão, decorrerá num edifício de dois andares no Hospital Júlio de Matos. A peça consiste num cross-over entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz.
O Mercado de Alvalade contará com diversas atracções, nomeadamente a Feira da Buzina, organizada pela Taiga, um projecto de Arte Contemporânea e ainda uma parceria com o Peixe em Lisboa. Esta última resultará na presença de chefs para a realização de momentos gastronómicos.
Xana Nunes, responsável pelo LisbonWeek, destaca as iniciativas que marcarão a terceira edição deste evento, mostrando-se optimista quanto ao resultado final. «É um bairro que se insere no conceito do LisbonWeek. Vamos realizar uma série de visitas culturais onde contaremos histórias aos visitantes. É um pedaço de Lisboa bastante rico e acreditamos que esta será a edição do LisbonWeek mais vanguardista até à data», refere.
Da parte da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, presidente, aplaude a iniciativa, afirmando que «Alvalade é uma zona moderna, mas com muitos segredos antigos para desvendar. Esta será uma primeira mostra da freguesa, que espero que perdure no tempo».
Para Graça Fonseca, vereadora na Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Economia, Inovação e Educação, este projecto não só permitirá aprofundar a história da cidade de Lisboa, como permitirá estreitar a relação dos habitantes com o local onde vivem. «O LisbonWeek é um evento que liga a cidade e que mostra a sua história, tendo sido, até agora, uma aventura, com momentos incríveis. É importante que quem cá vive a conheça. Estou convencida que muitas pessoas passarão por esta edição e conhecerão melhor a cidade de Lisboa. Ao conhecê-la melhor, acredito que virão a tratá-la melhor também», afirma a vereadora.
A terceira edição do LisbonWeek é o resultado de uma coprodução da ACTU (Associação Cultural Turística Urbana), da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alvalade. Na edição deste ano, as exposições serão gratuitas mas as visitas culturais terão um valor simbólico «para garantir a sustentabilidade e excelência do evento», sublinha Xana Nunes. Os bilhetes poderão ser adquiridos a preços especiais de cinco e sete euros durante o período de pré-venda, até 5 de Fevereiro, através da Ticketline.
Texto de Rafael Paiva Reis