Lucros da Samsung caem pelo terceiro trimestre seguido
A Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, estima ter atingido um lucro operacional de 7,2 biliões de won (cerca de 5,23 mil milhões de euros) no segundo trimestre, o que representa uma quebra de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. É o terceiro trimestre consecutivo de quebra para a gigante sul-coreana.
A companhia justifica os resultados pela desaceleração do mercado de smartphones e pelo efeito cambial – entre Julho de 2013 e Junho deste ano, o won sul-coreano valorizou 11% em relação ao dólar norte-americano e 7% em relação ao euro. A Samsung “assistiu a uma desaceleração do crescimento do mercado de smartphones e a uma maior concorrência no mercado chinês e nalguns mercados europeus”, sublinha a companhia em nota de imprensa.
O anúncio dos resultados da Samsung surge numa altura em que a Apple prepara o lançamento do iPhone 6 – que deverá chegar aos primeiros mercados em Setembro – e em que fabricantes chinesas como a Xiaomi e a Lenovo aceleram o lançamento de propostas mais acessíveis para os consumidores. «A era dos smartphones premium chegou claramente ao fim. Foram esses dispositivos que ajudaram companhias como a Samsung a ganhar margens de lucro confortáveis», afirma Ajay Sunder, vice-presidente da consultora Frost&Sullivan, citado pela BBC.
Com os lucros no segundo trimestre a ficarem aquém do esperado pela maioria dos analistas, a Samsung espera revitalizar as vendas no terceiro trimestre. “A companhia perspectiva um lucro mais positivo no terceiro trimestre com o lançamento de uma nova gama de smartphones”, sublinha a Samsung, ressalvando que “não está previsto um grande investimento em marketing no próximo trimestre”.