Lisboa na colecção de Street Art do Google

Rostos do Muro Azul_rsO Google Cultural Insitute, um arquivo online de exposições e colecções, lançou uma colecção online de obras de artistas de todo o mundo, que em Portugal, conta com o apoio da Galeria de Arte Urbana de Lisboa.

A iniciativa reúne mais de cinco mil exemplares de Street Art de vários países e o objectivo passa por preservar estas obras ao reuni-las em formato online. No site do projecto será possível encontrar diversas obras com breves descrições dos seus autores, possibilitando ainda uma contextualização do movimento grafitti, iniciado em Nova Iorque, nos anos 90.

No arquivo Street Art está também o projecto “Rostos do Muro Azul” (na foto), da autoria da Galeria de Arte Urbana, em parceria com o Hospital Psiquiátrico de Lisboa. Este consiste num mural de um quilómetro de pinturas, na rua das Murtas, em Lisboa, que já se encontra na sua sétima fase de intervenções. Em Março deste ano, 29 artistas nacionais e internacionais, entre os quais os portugueses Odeith e Mosaik, produziram 54 novas pinturas, onde o azul é a cor dominante.

Das mais de cinco mil obras contidas no Street Art Project, destaque ainda para a presença do artista português Alexandre Farto, conhecido no mundo artístico por Vhils.

«A Google Cultural Institute ajuda pessoas de todo o mundo, e a qualquer hora, a aceder uma grande variedade de artes e culturas à distância de um clique. Estamos maravilhados por dar as boas-vindas aos novos parceiros e aos conteúdos de arte urbana, dando aos nossos utilizadores uma oportunidade de explorar esta fascinante, dinâmica e incrivelmente bonita forma de arte”, menciona Lucy Schwartz, directora do Programa Street Art.

De forma a demonstrar a relação entre a tecnologia e a arte, o Street Art Project combina a pintura com a captura digital de imagens, recorrendo ao Google Glass para o processo. Veja o vídeo que combina a Street Art com a tecnologia da Google.

Artigos relacionados