Católica vence L’Oréal Brandstorm e segue para Paris
A equipa da Universidade Católica de Lisboa, Three of a Kind, foi a vencedora da edição deste ano do L’Oréal Brandstorm. A equipa terá agora que representar Portugal na final internacional em Paris, a 13 de Junho, naquele que é já considerado o maior jogo de estratégia e gestão organizado internacionalmente por uma empresa – sendo que se realiza pelo 22.º ano consecutivo a nível global e pelo 10.º em Portugal.
Todos os anos, o L’Oréal Brandstorm procura desafiar as equipas participantes no sentido de criarem a estratégia para uma das marcas que compõe o portefólio do Grupo. Nesta 10.ª edição participaram estudantes da Universidade Católica, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Faculdade de Economia da Universidade do Porto, num total de oito equipas que assumiram o papel de verdadeiros gestores da marca Kiehl’s.
Em causa estava o desenvolvimento de uma estratégia internacional de marketing, de longo prazo, para fazer crescer a marca, através da criação de produto (ou produtos) para o segmento masculino. Em paralelo, tinham ainda que criar uma estratégia multicanal para recrutar e reter os consumidores masculinos aumentando a notoriedade da marca neste segmento. Além de toda a parte teórica e de análise de mercado, as diferentes equipas trabalham também em conjunto com McCann-Erickson, agência da L’Oréal, para o desenvolvimento de suportes e peças que apoiam a sua estratégia, desde concepção de embalagens a campanhas de comunicação e/ou publicidade.
“Cada equipa é avaliada pela sua capacidade de análise do mercado e visão estratégica mas também pela criatividade, capacidade de comunicação e espírito de equipa, assim como pela coerência das iniciativas propostas face à identidade da marca, neste caso de Kiehl’s”, conforme refere a L’Oréal.
As três primeiras classificadas na grande final internacional recebem 10 mil, 5 mil e 2,5 mil euros, respectivamente, e as equipas que mais se destacam durante a competição e finais elevam as suas possibilidades de receber um convite para integrar a L’Oréal já que este jogo é um veículo para a identificação de jovens talentos e a L’Oréal tem vindo a recrutar todos os anos entre 150 a 200 participantes por todo o mundo.
De referir que no total, e até hoje, a L’Oréal Portugal já recrutou 37 alunos que competiram no Brandstorm, sendo que 14 permanecem na empresa.
Portugal entrou no jogo em 2005 e venceu a final internacional em 2010, com uma equipa composta por três alunos do Mestrado de Marketing do ISCTE-IUL. Já o ano passado foi introduzida uma competição paralela disputada online (através da produção de vídeos) – “Wildcard” – permitindo a várias centenas de estudantes juntarem-se ao jogo. Portugal venceu a primeira edição do Wildcard a nível global, tendo a vitória sido conquistada por 3 alunos do Mestrado de Finanças da Universidade do Minho.
Além do Brandstorm, a L’Oréal Portugal realiza uma outra iniciativa dedicada à captação de talentos, o Thrill Your Future, participa em Feiras de Emprego nas universidades, colabora em disciplinas e case-studies, realiza workshops e conferências, e mantém há já alguns anos um programa de Estágios de Verão. A nível global a L`Oréal tem o Reveal by L`Oréal (http://www.reveal-thegame.com/).